Portfólio Consumidor Virtual. Temática Interdisciplinar: O consumidor virtual e a pesquisa de marketing. Curso
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING Semestre: 2º/3º
Objetivo do trabalho: Criação de um produto e/ou serviço voltado aos econsumidores (consumidores on-line), detalhamento do mix de marketing referente ao produto/serviço criado e desenvolvimento de uma pesquisa on-line
junto aos potenciais consumidores.
PASSO 1: Descrição do Produto e/ou Serviço
Conte-nos, em forma de texto dissertativo, sobre a sua ideia de produto/serviço, bem
como o público escolhido e as motivações que o levou a optar pelo mesmo. Lembrese que os requisitos abaixo devem ser preenchidos no seu texto.
Características/Atributos;
Marca (Logomarca; conceito; etc.);
Segmento;
Nicho;
Público-alvo;
Dados de Mercado correlacionado ao produto/serviço descrito.
PASSO 2: Detalhamento do Mix de Marketing (Produto e/ou Serviço)
Vamos juntar teoria e prática! Com base em uma breve descrição teórica sobre os
4P´s, detalhe cada um deles de acordo com o seu produto/serviço. Veja, na
sequência, os requisitos que devem ser atendidos nessa fase de desenvolvimento da
Produção Textual.
Detalhamento dos 4 Ps para Produto (Produto; Preço; Praça; Promoção) e/ou;
Detalhamento dos 3 Ps para Serviços (Pessoas; Prova Física; Processos).
Faça uma descrição dos 4Ps da empresa, de acordo com o contexto e com a
sua imaginação e criatividade. Utilize os conhecimentos adquiridos com a
disciplina “Composto Mercadológico” para melhor embasamento teórico.
Lembrando que essa descrição deve estar relacionada com os principais itens
considerados no Mix de Marketing (produto, praça, preço e promoção). Há
também os 3 Ps adicionais de serviços: pessoas, prova física e processos. O
que será que cada um deles pode fazer para nos ajudar nas estratégias de
serviços?
PASSO 3: Desenvolvendo a Pesquisa.
Após definir e descrever as características do produto/serviço que você pretende
comercializar, é hora de verificar o seu potencial de consumo por meio de uma
pesquisa. Uma pesquisa de mercado, serve para mensurar as chances reais ou
potenciais, que uma empresa tem de participar do mercado no qual ela atua ou pretende atuar. Através de seus resultados é possível estimar o tamanho da demanda
dos consumidores e as tendências dessa demanda para os próximos anos, bem como
o cenário da concorrência e o tamanho do potencial nicho que seu negócio poderá
ocupar (JULIANO, 2016). Para verificar a potencialidade do mercado, realize as
seguintes atividades:
Estudo de cenários:
a) Faça uma pesquisa de fonte de dados secundários e busque informações
dos aspectos: sociais/culturais, políticos, econômicos e tecnológicos,
também conhecida como “Análise PEST”, que impactarão positivamente e
negativamente o potencial de mercado do seu produto e/ou serviço. (OBS:
Toda informação deve possuir fontes confiáveis que valide a pesquisa –
Apresente a fonte de pesquisa junto à informação).
b) Realize uma pesquisa sobre os principais concorrentes diretos e indiretos,
tais como os possíveis consumidores e os tipos de segmentação existentes.
Elaboração do Questionário de pesquisa.
Considerando um possível público-alvo do produto/serviço que irá
comercializar, monte um QUESTIONÁRIO, em um modelo Word ou em uma
plataforma digital (como o Google Docs ou SurveyMonkey), com o objetivo de
verificar se há interesse deste público com relação ao seu produto/serviço. Para
isso, siga as orientações:
a) O questionário deverá incluir alguns dados demográficos do consumidor;
b) Além da breve característica do consumidor (dados demográficos),
inclua no questionário de 6 a 8 perguntas que irão identificar a
potencialidade de mercado e as preferências de consumo.
Aplicação do questionário:
a) Pré-teste: peça para duas pessoas responderem ao seu questionário
para que você tenha um feedback do instrumento de pesquisa (préteste). Ao identificar um possível erro no questionário, faça a correção.
Após validar o modelo do questionário, o aluno poderá aplicar a
pesquisa com 10 a 15 pessoas (possível público-alvo). b) A aplicação da pesquisa pode ser realizada pessoalmente ou por meio
dos instrumentos on-line (Google Docs ou SurveyMonkey).
c) Faça a tabulação e análise dos dados.
PASSO 4: Análise e conclusões da pesquisa
Após a realização da descrição do cenário e a aplicação do questionário, o aluno deve
fazer uma análise crítica sobre a viabilidade de mercado do produto/serviço
escolhido. Utilize todas as informações elaboradas nos passos anteriores e faça as
considerações finais do seu trabalho. Para isso, você deve responder, em forma de
texto dissertativo, aos requisitos solicitados a seguir:
Analisar os dados coletados (inserir os gráficos comentados);
Desenvolver um relatório final com informações relevantes sobre a pesquisa;
Avaliar se o produto e/ou serviço poderá satisfazer às necessidades dos
consumidores.
Adquira agora o Portfólio Consumidor Virtual do curso de Marketing da UNIDERP!
Avaliações
Não há avaliações ainda.