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Portfólio Consumidor Virtual. Temática Interdisciplinar: O consumidor virtual e a pesquisa de marketing. Curso
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING Semestre: 2º/3º

Objetivo do trabalho: Criação de um produto e/ou serviço voltado aos econsumidores (consumidores on-line), detalhamento do mix de marketing referente ao produto/serviço criado e desenvolvimento de uma pesquisa on-line
junto aos potenciais consumidores.

 

PASSO 1: Descrição do Produto e/ou Serviço

Conte-nos, em forma de texto dissertativo, sobre a sua ideia de produto/serviço, bem
como o público escolhido e as motivações que o levou a optar pelo mesmo. Lembrese que os requisitos abaixo devem ser preenchidos no seu texto.
 Características/Atributos;
 Marca (Logomarca; conceito; etc.);
 Segmento;
 Nicho;
 Público-alvo;
 Dados de Mercado correlacionado ao produto/serviço descrito.

 

PASSO 2: Detalhamento do Mix de Marketing (Produto e/ou Serviço)

Vamos juntar teoria e prática! Com base em uma breve descrição teórica sobre os
4P´s, detalhe cada um deles de acordo com o seu produto/serviço. Veja, na
sequência, os requisitos que devem ser atendidos nessa fase de desenvolvimento da
Produção Textual.
 Detalhamento dos 4 Ps para Produto (Produto; Preço; Praça; Promoção) e/ou;
 Detalhamento dos 3 Ps para Serviços (Pessoas; Prova Física; Processos).
 Faça uma descrição dos 4Ps da empresa, de acordo com o contexto e com a
sua imaginação e criatividade. Utilize os conhecimentos adquiridos com a
disciplina “Composto Mercadológico” para melhor embasamento teórico.
Lembrando que essa descrição deve estar relacionada com os principais itens
considerados no Mix de Marketing (produto, praça, preço e promoção). Há
também os 3 Ps adicionais de serviços: pessoas, prova física e processos. O
que será que cada um deles pode fazer para nos ajudar nas estratégias de
serviços?

PASSO 3: Desenvolvendo a Pesquisa.

Após definir e descrever as características do produto/serviço que você pretende
comercializar, é hora de verificar o seu potencial de consumo por meio de uma
pesquisa. Uma pesquisa de mercado, serve para mensurar as chances reais ou
potenciais, que uma empresa tem de participar do mercado no qual ela atua ou pretende atuar. Através de seus resultados é possível estimar o tamanho da demanda
dos consumidores e as tendências dessa demanda para os próximos anos, bem como
o cenário da concorrência e o tamanho do potencial nicho que seu negócio poderá
ocupar (JULIANO, 2016). Para verificar a potencialidade do mercado, realize as
seguintes atividades:
 Estudo de cenários:
a) Faça uma pesquisa de fonte de dados secundários e busque informações
dos aspectos: sociais/culturais, políticos, econômicos e tecnológicos,
também conhecida como “Análise PEST”, que impactarão positivamente e
negativamente o potencial de mercado do seu produto e/ou serviço. (OBS:
Toda informação deve possuir fontes confiáveis que valide a pesquisa –
Apresente a fonte de pesquisa junto à informação).
b) Realize uma pesquisa sobre os principais concorrentes diretos e indiretos,
tais como os possíveis consumidores e os tipos de segmentação existentes.
 Elaboração do Questionário de pesquisa.
Considerando um possível público-alvo do produto/serviço que irá
comercializar, monte um QUESTIONÁRIO, em um modelo Word ou em uma
plataforma digital (como o Google Docs ou SurveyMonkey), com o objetivo de
verificar se há interesse deste público com relação ao seu produto/serviço. Para
isso, siga as orientações:
a) O questionário deverá incluir alguns dados demográficos do consumidor;
b) Além da breve característica do consumidor (dados demográficos),
inclua no questionário de 6 a 8 perguntas que irão identificar a
potencialidade de mercado e as preferências de consumo.
 Aplicação do questionário:
a) Pré-teste: peça para duas pessoas responderem ao seu questionário
para que você tenha um feedback do instrumento de pesquisa (préteste). Ao identificar um possível erro no questionário, faça a correção.
Após validar o modelo do questionário, o aluno poderá aplicar a
pesquisa com 10 a 15 pessoas (possível público-alvo). b) A aplicação da pesquisa pode ser realizada pessoalmente ou por meio
dos instrumentos on-line (Google Docs ou SurveyMonkey).
c) Faça a tabulação e análise dos dados.

PASSO 4: Análise e conclusões da pesquisa

Após a realização da descrição do cenário e a aplicação do questionário, o aluno deve
fazer uma análise crítica sobre a viabilidade de mercado do produto/serviço
escolhido. Utilize todas as informações elaboradas nos passos anteriores e faça as
considerações finais do seu trabalho. Para isso, você deve responder, em forma de
texto dissertativo, aos requisitos solicitados a seguir:
 Analisar os dados coletados (inserir os gráficos comentados);
 Desenvolver um relatório final com informações relevantes sobre a pesquisa;
 Avaliar se o produto e/ou serviço poderá satisfazer às necessidades dos
consumidores.

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Como posso pagar pelos trabalhos acadêmicos?

Os trabalhos acadêmicos podem ser pagos via cartão de crédito, boleto bancário, pix, paypal, picpay ou transferência bancária.

Existe garantia de aprovação nos trabalhos acadêmicos?

Não oferecemos garantia de aprovação, pois isso depende da interpretação (boa ou ruim) do tutor que corrige. Geralmente a nota máxima é alcançada em trabalho padrão (se o comprador modificou direito) e em trabalho exclusivo. De toda forma oferecemos direito à correção gratuita, caso seja necessário (desconfie de quem garante nota máxima).

Como funciona o processo de correção gratuita?

O processo de correção gratuita é realizado mediante a apresentação do print da análise do tutor online+print da pontuação+download do trabalho postado. Basta entrar em contato via whatsapp.

Qual é a diferença entre os trabalhos acadêmicos padrão e exclusivos?

Os trabalhos acadêmicos padrão são pré-prontos, baseados nas instruções fornecidas pelas faculdades, cabendo ao comprador fazer alterações para ficar diferente dos outros e já incluem o suficiente para ser aprovado. Já os trabalhos acadêmicos exclusivos são personalizados e diferentes de todos os outros, sem risco de plágio.

Quanto tempo leva para receber o trabalho após a compra?

O prazo para receber o trabalho após a compra é geralmente imediato, se comprado direto no site, para os trabalhos padrão e 5 à 30 dias para os trabalhos exclusivos, dependendo da data de encomenda.

Posso comprar trabalhos acadêmicos via WhatsApp?

Sim, os trabalhos acadêmicos também podem ser comprados via WhatsApp, basta enviar o comprovante de pagamento e o trabalho será enviado por WhatsApp. Mas tenha em mente que nas semanas finais ao témino do semestre recebemos uma quantidade enorme de mensagens.

Como posso evitar o plágio nos trabalhos acadêmicos?

Para evitar plágio, recomendamos que os trabalhos padrão sejam modificados antes da entrega no máximo possível e que os trabalhos exclusivos sejam personalizados com informações pessoais.

Quais são os formatos disponíveis para os trabalhos acadêmicos?

Os trabalhos acadêmicos estão disponíveis em formato Word e seguem as normas ABNT.

Como posso saber se a minha compra foi concluída com sucesso?

A confirmação de compra será enviada por e-mail. Verifiue o spam. Você tambem pode baixar, após fazer login, no menu Minha Conta, aba Downloads.

Verifique outras dúvidas clicando aqui ou entre em contato via whatsapp.

 

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