Portfólio Escassez de Recursos Hídricos
Curso: | CST em Gestão Ambiental | Semestre: 6º |
Leitura e interpretação da SGA
Na Produção Textual Individual (PTI) você deverá, em um primeiro momento, conhecer a
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) “Escassez de Recursos Hídricos”.
Num segundo momento, você deverá se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem
(SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, siga
as orientações fornecidas nesse material e em fundamentações teóricas diversas (livros das
disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos
professores ou pesquisados por você).
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
“Escassez de Recursos Hídricos”.
A cidade fictícia de “Rio Largo” se situa no Bioma Mata Atlântica, na região Sul do
Brasil. Nos anos de 2020 e 2021, a baixa quantidade de precipitação pluviométrica fez com
o Município enfrentasse um racionamento de água, pois os níveis do Rio que abastece a
cidade estão extremamente baixos.
Como a cidade não possui outra fonte de captação de água para abastecimento
público, a Secretaria de Meio Ambiental solicitou um estudo socioambiental para que futuras
crises hídricas possam ser enfrentadas com maior tranquilidade.
Para realização do estudo, um escritório de consultoria e assessoria ambiental foi
contratado para realizar um estudo sobre as principais causas e consequências
socioambientais da falta d’água no município.
O estudo foi dividido em grupos de trabalho. Você ficou responsável pelos estudos
relacionados às áreas de Gestão e Saneamento Ambiental e Planejamento Estratégico.
Deste modo, você deverá buscar informações técnicas e científicas que embasem a
construção do relatório a ser entregue.
Tarefa 1:Gestão e saneamento ambiental
A lei 14.026 de 15/07/2020, atualiza o marco legal do saneamento básico no Brasil, ela
estabelece que o saneamento básico é um conjunto de serviços públicos, infraestruturas e
instalações operacionais de:
a) abastecimento de água potável: constituído pelas atividades e pela disponibilização e
manutenção de infraestruturas e instalações operacionais necessárias ao abastecimento
público de água potável, desde a captação até as ligações prediais e seus instrumentos de
medição;
b) esgotamento sanitário: constituído pelas atividades e pela disponibilização e manutenção
de infraestruturas e instalações operacionais necessárias à coleta, ao transporte, ao
tratamento e à disposição final adequados dos esgotos sanitários, desde as ligações prediais
até sua destinação final para produção de água de reuso ou seu lançamento de forma
adequada no meio ambiente;
c) limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos: constituídos pelas atividades e pela
disponibilização e manutenção de infraestruturas e instalações operacionais de coleta,
varrição manual e mecanizada, asseio e conservação urbana, transporte, transbordo,
tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos domiciliares e
dos resíduos de limpeza urbana; e
d) drenagem e manejo das águas pluviais urbanas: constituídos pelas atividades, pela
infraestrutura e pelas instalações operacionais de drenagem de águas pluviais, transporte,
detenção ou retenção para o amortecimento de vazões de cheias, tratamento e disposição final das águas pluviais drenadas, contempladas a limpeza e a fiscalização preventiva das
redes.
Elabore um texto enfatizando a importância em planejar estes quatro serviços de maneira
integrada.
• Faça um levantamento na literatura e na legislação relacionada aos recursos
hídricos sobre as ações tomadas por comitês de bacias quando a priorização de
uso da água quando um determinado recurso hídrico passa por um processo de
escassez.
• Discuta, brevemente, sobre os principais motivos antrópicos que favoreçam
episódios de escassez de água em uma determinada localidade, além de casos
relacionados com a falta de chuvas. Por fim, apresente soluções para que estes
motivos possam ser amenizados em áreas urbanas.
• A escassez da água pode em muitas situações estar associada à falta de uma
gestão integrada dos serviços que integram o saneamento básico de uma cidade
(abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo
de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas).
Tarefa 2: Gestão Ambiental
O ciclo da água, conhecido como o ciclo hidrológico, refere-se à troca contínua de água na
hidrosfera, entre a atmosfera, a água do solo, águas superficiais, subterrâneas e das plantas.
Por ser tratar de um ciclo (sistema fechado), a quantidade de água em nosso planeta se
mantém constante, dessa maneira, a preservação de recursos é de fundamental
importância, já que a água é considerada um recurso essencial para todos os seres vivos.
Apesar de ser um recurso fundamental, de acordo com dados do Instituto Trata Brasil,
quase 40% da água potável no Brasil é desperdiçada. Diante disso, ações voltadas
para preservação, conscientização e conservação dos recursos hídricos deve ser
tratada como prioridades pelo governo, população e setor produtivo da economia.
1. Elabora um fluxograma caracterizando o ciclo hidrológico em bacias
hidrográficas, assinalando os fluxos e armazenagens e identificando
influências artificiais:
2. Devido a diversos fatores como a crescente demanda do uso da água
para consumo humano, agrícola, e industrial, a deterioração dos
mananciais, a falta de manejo dos recursos hídricos, o lançamento
inadequado de efluentes, o uso irracional da água, a quantidade e
qualidade de água disponível para o consumo têm sido diretamente
afetadas. Com isso, há um aumento da procura por novos caminhos que
levem à uma melhoria contínua visando racionalizar a utilização dos
recursos hídricos e mitigar os impactos negativos gerados pelas
indústrias.
Diante desse cenário, descreva de que maneira a aplicação de ferramentas
associadas a Gestão Ambiental pode colaborar, diminuir e reaproveitar o uso
da água nos diferentes setores (humano, agrícola e industrial), cite pelo
menos dois exemplos e os descreva os seus processos:
Tarefa 3: Planejamento Estratégico
Para que a cidade “Rio Largo” não sofra no futuro com mais crises hídricas é
imprescindível que você como consultor elabore um projeto sobre o uso racional da água, e
este projeto deverá fazer parte do relatório.
Um projeto é um processo único, e que envolve pessoas que buscam atingir um
determinado objetivo. Para isso são utilizadas recursos, metodologias, técnicas, entre
outros. Uma das características do projeto é o fato dele ter começo, meio e fim.
Uma das ferramentas bastante utilizadas em projetos é a 5W2H, o foco dessa
ferramenta é definir o que será feito, porque, onde, quem irá fazer, quando será feito, como
e quanto custará. É um instrumento bastante visual e importante para o projeto.
• What? (O quê?): Objetivo, meta.
• Why? (Por que?): Motivo, benefício.
• Where? (Onde?): Local, lugar onde ocorrerá o projeto.
• When? (Quando?): Data, cronograma, prazo.
• Who? (Quem?): Quem será o responsável.
• How? (Como?): Atividades, processos, metodologia.
• How Much? (Quanto?): Orçamento, gastos com o projeto.
Tarefa 4: Metodologia Científica
Após a finalização de todas as etapas anteriores, é necessário que seja escrito um
relatório de caráter dissertativo-argumentativo apresentando todas as questões que foram
propostas e desenvolvidas. É necessário que o texto seja coerente e contemple as propostas
de reflexão apresentadas anteriormente. Dessa forma, as partes do texto devem “conversar
entre si”, de modo que seja possível perceber como eles se relacionam.
Lembre-se de construir um texto dentro dos padrões científicos, em que seja possível
perceber a relevância da argumentação apresentada a respeito da temática, e não apenas
informações soltas. Para isso o texto precisa ser coerente, coeso e conciso, apresentando
uma escrita crítica e reflexiva. Sempre que necessário retome as aulas de Metodologia
Científica para se lembrar de como um texto acadêmico/científico precisa ser estruturado.
Sendo assim, a organização e formatação devem ser feitas de acordo com as normas
da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Devem ser observados os seguintes
quesitos: fonte utilizada, parágrafo, espaçamento entre linhas e citações. As citações devem
seguir as orientações para citações diretas e indiretas (NBR 10520 de 2002). Ao finalizar o
texto também devem ser apresentadas as referências (NBR 6023 de 2018) utilizadas para
a elaboração do documento.
BARBOSA, R. P.; IBRAHIN, F. I. D. Resíduos sólidos: Impactos, manejo e gestão
ambiental. São
Paulo: Érica, 2014. p. 176.
BITTENCOURT, C.; PAULA, M. A. S. de. Tratamento de água e efluentes:
fundamentos de saneamento ambiental e gestão de recursos hídricos. São Paulo:
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CETESB, Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. Gestão Ambiental e dos
Recursos Hídricos. Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br/aguassubterraneas/informacoes-basicas/gestao-ambiental-e-dos-recursos-hidricos/.
Acesso em: 28/06/2022.
SANCHEZ, L. H. Avaliação de impacto ambiental: conceitos e métodos. 2. ed. São
Paulo:
Oficina de Textos, 2013. p. 583.
PINTO, Luiz Fernando Gomes. Planejamento Estratégico. Londrina. Editora e
Distribuidora Educacional S.A., 2016.
UFPEL, Universidade Federal de Pelotas. Ciclo Hidrológico. Disponível em:
http://www2.ufpel.edu.br/iqg/livrovirtual/estanteamb_arquivos/hidro.pdf. Acesso em
28/06/2022.
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