Portfólio O MERCADO DE SUPLEMENTOS ALIMENTARES E SEUS DESAFIOS LOGÍSTICOS
Portfólio Hiper Growth Suplementos
Curso: | Superior de Tecnologia em Logística | Semestre: 3º Flex/4º Reg |
Indústria de Suplementos Alimentares: “Hiper Growth Suplementos”
ETAPA 01 – PLANEJAMENTO, PROGRAMAÇÃO E CONTROLE DA PRODUÇÃO |
Uma vez que a Empresa tem, dentre os seus objetivos, o de expandir suas vendas para todo
o território nacional e alguns países da América Latina, torna-se fundamental uma análise criteriosa
da demanda futura a fim de que tais informações possam subsidiar a tomada de decisão em relação
aos ajustes referentes a capacidade de produção, contratação de mão de obra, desenvolvimento e
seleção de novos fornecedores e melhorias em seus sistema de distribuição. O primeiro estado que
a empresa pretende atender é São Paulo, entretanto, para fins de teste de mercado, trabalhará
inicialmente apenas com o produto Gold Protein. Os estudos realizados pelos consultores resultaram
nas seguintes informações.
Como podemos perceber na tabela acima, o consumo de Whey Protein é bastante
influenciado pela temperatura já que os consumidores tendem a serem mais assíduos aos treinos
nos períodos mais quentes do ano.
• Portanto, nesse momento, para fins de orientar a quantidade a ser produzida pela Hiper
Growth, você deverá calcular a demanda prevista para o mês de janeiro de 2023 com base
nas informações acima apresentadas. Entretanto, considerando essas grandes variações no
consumo em períodos distintos, você deverá calculá-la por meio do método de previsão por
média móvel ponderada. É importante considerar que a empresa pretende atender 10% de
todo o mercado de Whey Protein do Estado de São Paulo.
ETAPA 02 – GERENCIAMENTO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS |
O gerenciamento da cadeia de suprimentos contemporâneo exige dos gestores
organizacionais um conhecimento bastante amplo de todos os agentes que compõem essa cadeia.
Isso se faz necessário uma vez que qualquer um desses elementos que falhar, poderá comprometer
todos os esforços dos demais. De modo, é imprescindível que cada membro da cadeia de
suprimentos seja criteriosamente gerido para que se busque o nivelamento do comportamento ao
longo dessa cadeia.
• Pensando nisso, uma vez que a empresa Hiper Growth pretende aumentar
substancialmente sua área de abrangência e, consequentemente suas vendas, os sócios da
empresa solicitaram a você um mapeamento de toda a cadeia de suprimentos, tanto à
montante quanto à jusante. No que se refere as matérias primas, deverá ser considerada
apena a principal, ou seja, o soro de leite. Nesse mapeamento, deve constar também o
momento em que acontece cada um dos subprocessos logísticos que compõem a logística
integrada. Para isso, você pode se utilizar da ferramenta e da forma de demonstração que
melhor lhe convier. Sugere-se a utilização do Power Point, World ou qualquer outra
ferramenta que possibilite elabora desenhos e fluxogramas. Por fim, caso entenda como
mais viável, você poderá apresentar esse mapeamento da cadeia de suprimentos de forma
dissertativa.
ETAPA 03 – PLANEJAMENTO, CONTROLE E GERENCIAMENTO DE MATERIAIS |
Sobre a gestão de estoques da indústria Hiper Growth Suplementos. Um dos aspectos
principais relacionados ao planejamento e controle materiais é a gestão de estoques. Sua
importância no cenário empresarial e para o gerenciamento da cadeia de suprimentos como um
todo, se mostra cada vez mais imprescindível para a sobrevivência de uma organização, seja ela de
pequeno, médio ou grande porte.
Em um conceito amplo, a gestão de estoques consiste em gerir recursos que num
determinado momento estejam ociosos, mas que possuem valor econômico ou potencial de gerar
uma receita futura. Dessa forma, podem ser considerados estoques tanto as matérias primas e os
demais insumos necessários a atender a demanda produtiva quanto os produtos acabados (ALVES;
SOUZA, 2018).
Como visto no caso apresentado, em virtude da crise ocasionada pela Pandemia do Novo
Coronavírus (Covid19), a falta de suprimentos e materiais básicos foi destacada como pontos críticos
para as estratégias de expansão da produção. Sendo assim, com base no contexto apresentado,
responda as seguintes questões:
• Sobre a gestão dos estoques: é importante que você demonstre aos diretores da empresa,
quais são os principais motivos que justificam a manutenção organizada dos estoques.
Sendo assim, descreva os principais pontos sobre isso e relacione cada um deles com as
situações enfrentadas pela empresa Hiper Growth Suplementos. Justifique sua resposta.
ETAPA 04 – LOGÍSTICA REVERSA |
A logística reversa deve ser utilizada pela empresa como uma vantagem competitiva perante
os seus concorrentes. Para isso, você e sua equipe deverão ajudar a Hiper Growth Suplementos a
elaborar uma estratégia de logística reversa que vise contribuir para o sucesso da empresa.
Lembrem-se que a empresa terá cinco produtos a serem comercializados:
• Gold Protein (Whey Protein – Suplemento Proteico em Pó) Pote de 1kg
• Gold Protein (Whey Protein – Suplemento Proteico em Pó) Pote de 2kg
• Gold Protein (Whey Protein – Suplemento Proteico em Pó) Sacos de 5kg
• HG Creatina (Creatina em pó) Pote 150g
• HG Creatina (Creatina em pó) Pote 300g
A empresa irá iniciar a comercialização dos produtos no comércio eletrônico (e-commerce),
o que irá impactar diretamente na logística reversa, devido a devoluções de produtos por
arrependimento do cliente em relação a compra feita por impulso e, pelo Código de Defesa do
Consumidor, o cliente tem 07 dias para devolver o produto sem nenhum custo a ele. Para iniciar a
elaboração de uma estratégia de Logística Reversa, você e sua equipe deverão responder aos
seguintes questionamentos:
• Quais são os tipos de logística reversa existentes e como eles estão inseridos no negócio da
High Growth Suplementos?
• Como serão tratados os produtos logísticos de pós-consumo (resíduos) gerados pela
empresa?
• Quais serão os impactos negativos que a Logística Reversa pode gerar para a High Growth
Suplementos?
• Quais seriam as ações para que a empresa tenha uma Logística Reversa eficiente?
ETAPA 05 – LOGÍSTICA INTERNACIONAL |
Para superar os desafios que se apresentam no Ambiente de Negócios, a Hiper Growth
Suplementos pretende expandir suas vendas para o mercado internacional, buscando atuar
principalmente nos países Argentina, Uruguai e Paraguai. No sentido de auxiliar a expansão das
vendas para o mercado internacional, uma figura importante nesse contexto é a do Agente de
Exportação. Esse Agente de Exportação será a “ponte de ligação” entre a empresa (vendedora) e os
clientes do país (destino). São exemplos de agentes de exportação (Agente comissionado,
Importador único, Distribuidores exclusivos).
Suponha que a empresa precisa escolher quais serão os agentes de exportação que irão levar
e representar os produtos da empresa naquele país destino. Nesse sentido é interessante se
pesquisar as características e o potencial desse agente (representante).
• Pense e elabore algumas perguntas importantes (que poderiam constar em um roteiro de
entrevista) que seriam feitas a alguns Agentes de Exportação que pudessem identificar suas
características, perfil e potencial de vendas no país destino. (um roteiro de perguntas que
pudesse auxiliar na escolha de um bom agente de exportação). Como iremos realizar uma
exportação desses produtos, cite e comente também sobre quais seriam as barreiras que
podem ser encontradas no comércio internacional. Quais seriam as barreiras para o país
exportador? (Ex. entraves burocráticos). Quais seriam as barreiras para o país importador?
(Ex. Questões culturais)
VEJA TAMBÉM:
Portfólio Empreendedores: o caso da Le Charme Porcelanas |
Portfólio A balança comercial Brasileira
Portfólio Análise de um projeto de expansão Cross Burpe
Portfolio Como alinhar sua empresa com o ritmo de crescimento do mercado?
Portfólio Contribuições de uma Consultoria de Recursos Humanos no cenário de pós-pandemia
Avaliações
Não há avaliações ainda.