Portfólio Novo loteamento da cidade de Garbatella.
Curso: | Engenharia Civil | Semestre: 9º flex / 10º reg |
Disciplinas: | a) Fundações; b) Logística Empresarial e Engenharia de Tráfego; c) Estradas: Pavimentação; d) Processos de Gestão de Obras e Projetos; e) Pontes e Grandes Estruturas. |
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática o “Novo
loteamento da cidade de Garbatella”. Esta temática visa trabalhar de forma interdisciplinar os
conteúdos das disciplinas do semestre corrente, demonstrando a relação prática das disciplinas nas
atividades que serão desenvolvidas no cotidiano profissional de um Engenheiro Civil.
Nesta situação proposta, você e seus colegas de equipe trabalham na prefeitura da cidade de
Garbatella e deverão analisar o perfil de solo do local que será o loteamento e pensar na fundação, na engenharia de tráfego a ser delineada, no projeto da estrada e da ponte que leva até o loteamento
e em como gerir toda essa nova obra.
(…)
Tarefa 1: Fundações
O seu cliente te contratou para realizar o projeto de fundações da residência de 2 pavimentos
que ele pretende construir no terreno do lote 22 do novo loteamento. De primeiro momento, você
analisou a necessidade de realizar terraplenagem para nivelar o terreno e aproveitar melhor o espaço. Em seguida, você contratou uma equipe que realiza sondagem de campo e solicitou um
ensaio SPT para analisar o perfil de solo. O boletim da sondagem que você obteve foi o especificado
na Figura 1.
Figura 1 – Boletim de sondagem SPT.
Prof. sondagem (m) |
Ensaio de penetração (golpes) |
NSPT | Descrição do material | Prof. camada (m) |
|
1 | 1 | 1 | 1 | Silte pouco arenoso | 3,00 |
2 | 1 | 2 | 1 | ||
3 | 1 | 2 | 2 | ||
4 | 1 | 1 | 3 | Areia siltosa | 5,00 |
5 | 3 | 7 | 5 | Silte arenoso com pedregulhos |
7,90 |
6 | 7 | 9 | 12 | ||
7 | 4 | 6 | 5 | ||
8 | 5 | 6 | 8 | ||
9 | 9 | 10 | 14 | Areia fina | 13,15 |
10 | 12 | 14 | 15 | ||
11 | 16 | 18 | 22 | ||
12 | 22 | 25 | 45 | ||
13 | 27 | – | – | ||
Impenetrável ao amostrador padrão |
Fonte: elaborada pelos autores.
Com base no resultado do SPT, responda os itens abaixo.
b) Analisando o número de golpes registrados durante a sondagem, quais são os valores dos
índices de resistência à penetração correspondentes a cada profundidade? Preencha a tabela
os resultados.
c) O seu cliente não quer gastar muito na execução das fundações. Com isso, ele perguntou
sobre a possibilidade de executar uma fundação por sapata apoiada a 2,0 m com base
quadrada de 1 m. Você considera viável a utilização desse tipo de fundação? Justifique, fazendo suas considerações acerca da proposta, levando em conta a sondagem que você tem
em mãos.
d) Para finalizar o projeto, você está em dúvida entre realizar uma fundação em estaca escavada
ou cravada; ambas com dimensões de 30 cm de diâmetro e 8 m de comprimento. Considere
que a carga dos pilares que a estaca precisa suportar é da ordem de 200 kN. Qual dessas
estacas resiste à solicitação? Considere o método de Décourt-Quaresma para o
dimensionamento.
Tarefa 2: Logística Empresarial e Engenharia de Tráfego
Considerando a abertura das novas ruas no loteamento de Garbatella, você e sua equipe agora serão
responsáveis pelo projeto de engenharia de tráfego do local. Na Figura 2 tem-se um croqui de um
dos trechos previstos, correspondente ao cruzamento entre as Ruas A, B, C e D. Considere que este
trecho ainda não possui nenhuma sinalização prevista.
Figura 2 – Croqui do trecho do loteamento.
Pensando no tráfego local de pedestres e veículos, responda:
a) Analisando o croqui ainda sem sinalização prevista, quais os principais problemas de trânsito
podem ocorrer neste cruzamento entre as Ruas A, B, C e D?
b) Quais alternativas viáveis você e sua equipe projetariam para evitar que estes problemas
continuem acontecendo? Justifique suas escolhas.
c) Quais elementos da sinalização horizontal e vertical podem ser projetados neste cruzamento
para que o tráfego de veículos e pedestres seja mais seguro, evitando possíveis acidentes?
Tarefa 3: Estradas
Conforme relatado na SGA, o loteamento está em uma região mais afastada do centro da cidade,
mas dentro da zona urbana, e a prefeitura já deu início ao projeto de abertura da via que dará acesso
ao novo loteamento.
Frente a isso, você e a sua equipe ficaram responsáveis pelo dimensionamento e estaqueamento de
uma curva horizontal circular simples que será necessária para o acesso ao loteamento.
Para a realização do projeto, tem-se as seguintes delimitações:
• Velocidade máxima: 50 km/h;
• Superelevação máxima para rodovias 10% e para zona urbana e 6%;
Desta maneira, realize as seguintes atividades:
a) Determine o raio mínimo da curva (Rc), o grau de curvatura (G), a tangente da curva (T) e o seu
desenvolvimento (D).
b) Sabendo que o traçado da curva é o ilustrado na Figura 3, determine os pontos notáveis (PT e PC)
e realize o desenho da curva com o seu estaqueamento no Autocad, considerando uma estaca a cada
20 metros. Observa-se que o ângulo AC é de 40º, que a distância do ponto A ao ponto B é de 106,5052
metros e do ponto B ao ponto C é de 121,2625 metros.
Considere o ponto A como ponto zero, desta maneira a estaca 1 será a 20m do ponto A.
Tarefa 4: Processos de Gestão de Obras e Projetos
Você e a sua equipe, já sabem que cada projeto é único e inédito. Entretanto, o ciclo de vida dos
projetos na Engenharia Civil possui etapas em comum, conforme ilustrado na Figura 4. Estas etapas
podem ser divididas entre: Iniciação, Planejamento, Execução, Controle e Encerramento.
Figura 4 – Ciclo de vida de projetos de engenharia.
Fonte: Terribili Filho (2011, p. 58).
Nesta tarefa, você e a sua equipe devem pesquisar sobre o ciclo de vida dos projetos de engenharia,
descrever o que são cada uma das etapas e aplicar o ciclo de vida ao projeto e execução do novo
loteamento da cidade de Garbatella, destacando exemplos de pontos importantes que devem ser
levados em cada etapa do ciclo de vida do projeto, para que este seja concluído com sucesso.
Tarefa 5: Pontes e Grandes Estruturas
Para fazer o loteamento, a prefeitura da cidade precisa construir uma estrada até a região,
conectando-o ao restante da cidade. Como o bairro é construído próximo à um lago, a equipe de
planejamento urbano precisa escolher uma região para transpor este corpo d’água. Um dos pontos
principais é que a construção da ponte não pode impactar negativamente a paisagem, uma vez que
será uma área de lazer para a população.
Surgiram dois possíveis locais de construção:
• LOCAL I: Região central do lago, onde temos uma menor distância do trajeto percorrido pelos
motoristas, porém um vão maior, da ordem de 85m, maior impacto estético no parque.
• LOCAL II: Região periférica do lago, onde temos uma distância ligeiramente maior à ser
percorrida pelos motoristas, porém um vão significativamente menor, extensão de 20m.
Diante dessa situação, a prefeitura contratou o escritório da empresa na qual você trabalha, para
ajudar na tomada de decisão. O prefeito, como todo político, gostaria de construir a ponte no LOCAL
I pois considera que a obra seria mais impactante à cidade, já a equipe técnica orienta para a
construção no LOCAL II em vista do menor impacto no projeto de paisagismo e urbanismo do parque.
Como não se espera muito tráfego sobre a ponte, optou-se pela construção de uma ponte em
concreto em pista simples, uma pista indo e outra voltando, conforme a Figura 5.
Figura 5 – Ponte em pista simples.
Fonte: Google Maps.
Tendo isso em mente, é importante o cálculo do coeficiente de majoração das cargas dinâmicas que
considera o coeficiente de impacto vertical, de número de faixas e de impacto adicional.
Pede-se então:
a) Possível sistema estrutural para ponte no LOCAL I;
b) Possível sistema estrutural para ponte no LOCAL II;
c) Parecer sobre concordar quanto a escolha do prefeito (LOCAL I) ou da equipe técnica (LOCAL II),
visando menor impacto financeiro nos cofres da cidade;
d) Cálculo do coeficiente de impacto vertical, para a ponte considerando o LOCAL II;
e) Cálculo de número de faixas, para a ponte considerando o LOCAL II;
f) Coeficiente de majoração das cargas, para a ponte considerando o LOCAL II.
VEJA TAMBÉM:
Portfólio Análise de um projeto de expansão e outras alternativas de investimentos: #VidaNatural
Portfólio o caso da empresa Lancaster
Portfólio Uma gestão participativa em ambientes digitais
Portfólio O caso da paciente Cristina
Avaliações
Não há avaliações ainda.