Projeto de ensino Pedagogia Tema: Os desafios e responsabilidades do pedagogo

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Projeto de ensino Pedagogia Tema: Os desafios e responsabilidades do pedagogo

 

PROJETO DE ENSINO

 

Manual de Elaboração

 

Projeto de Ensino

 

1. APRESENTAÇÃO

 

O presente manual oferece orientações aos acadêmicos do Pedagogia sobre a elaboração do Projeto de Ensino, cuja finalidade é proporcionar uma reflexão que possa unir os saberes do aluno às contribuições da ciência, para promover o seu desenvolvimento intelectual e o aprofundamento dos conteúdos aliados às vivências realizadas durante o curso. Desse modo, busca-se contribuir com o pensamento acadêmico e a realidade estudada. Para isso, propõe-se aos alunos a elaboração de um projeto direcionado para contextos educativos.

 

Diante de sua importância para a formação docente, entende-se que o Projeto de Ensino é condição para que o aluno receba o diploma de conclusão de curso. Nesse sentido, é avaliado por um tutor a distância, que atribui uma pontuação de acordo com os critérios de avaliação estabelecidos. Além disso, parte da pontuação do Projeto de Ensino é composta da apresentação oral realizada no polo.

 

É importante reforçar que o Projeto de Ensino se constituirá de uma elaboração teórica que não precisará ser, efetivamente, aplicada ao contexto educativo.

 

2. CARACTERIZAÇÃO DO PROJETO

 

Na perspectiva de Vasconcellos (2002, p. 97), um projeto de ensino transcende a noção de um mero “plano”, possuindo um “significado mais vivo, dinâmico e potencialmente mobilizador”. Trata-se, segundo o autor, de um conceito que remete a um “processo de reflexão, de construção das representações e da colocação em prática”, o que evidencia a sua relação direta com a atuação docente.

 

A qualidade de um projeto de ensino, característica que leva à sua efetividade, está atrelada à sua articulação “à realidade dos educandos, à essência significativa da área do saber, aos outros educadores (trabalho interdisciplinar) e à realidade social mais geral” (VASCONCELLOS, 2002, p. 103). Dessa forma, elaborar um projeto de ensino vai muito além da mera seleção de conteúdos e redação de planos de aula; a elaboração de um projeto de ensino envolve todo um processo de construção do conhecimento, pautado em uma série de variáveis para as quais se deve atentar, sintetizadas, conforme

 

Projeto de Ensino

 

Vasconcellos (2002), em três dimensões:

 

análise da realidade;

 

projeção de finalidades;

 

formas de mediação.

 

Em síntese, por meio da organização de um projeto de ensino, busca-se (i) compreender determinado contexto de atuação pedagógica (comunidade, escola, alunos); (ii)delimitar o alcance das ações previstas em sua execução (objetivos, metas, resultados esperados) e (iii) definir os procedimentos necessários e adequados ao seu desenvolvimento (metodologias, recursos).

 

A partir dessas premissas, para a elaboração de seu projeto, o acadêmico deve considerar os seguintes elementos:

 

Tema;

 

Justificativa;

 

Participantes;

 

Objetivos;

 

Problematização;

 

Referencial Teórico;

 

Conteúdos Curriculares;

 

Metodologia;

 

Cronograma;

 

Recursos;

 

Avaliação;

 

Referências.

 

Os livros das diversas disciplinas cursadas na graduação são uma fonte importante deinformação. Os conteúdos estudados nesses componentes curriculares ajudarão na escolha einterligação dos temas que podem ser contemplados no projeto.

 

ATENÇÃO

 

O projeto é uma proposta intencional e não deve ser aplicado.

 

Projeto de Ensino

 

2.1 TEMA

 

Um tema, segundo Marconi e Lakatos (2003, p. 44), é um “assunto que se deseja provar ou desenvolver” ou, ainda, em expressão evocada pelas autoras, “uma dificuldade ainda sem solução”. A escolha de um tema está balizada, frequentemente, por fatores internos (afinidade pessoal, compatibilidade com a área) ou externos (tempo, acesso a materiais etc.) (MARCONI; LAKATOS, 2003).

 

O tema do Projeto de Ensino deve ser direcionado para o ensino em contextos educativos, de acordo com a habilitação de seu curso, contemplando as principais questões que perpassam o processo de ensino e aprendizagem. Deve ser uma proposta de educação que pretende uma aprendizagem mais ativa e participativa dos alunos.

 

Você deverá construir uma proposta que desenvolva as habilidades e competências inerentes ao trabalho realizado pelo docente e que possibilite o domínio pedagógico do conteúdo e ou a gestão escolar que trabalha com a organização e acompanhamento dos processos da educação em espaços formais e não formais.

 

É importante que o projeto de ensino se efetive como um instrumento para a construção de novos conhecimentos, no intuito de formar indivíduos com uma visão mais global da realidade.

 

O enfoque deverá apresentar coerência com a habilitação que o seu curso proporciona, tendo como referência os estudos realizados no seu percurso.

 

Ao selecionar o tema, é importante atentar para questões como:

 

Relevância da ideia A ideia tem importância para oensino?Está direcionada para o ensino e aaprendizagem em contextoseducativos de acordo com osegmento de atuação que o cursohabilita?Contempla a docência, gestão e apesquisa?

 

Projeto de Ensino

 

Está relacionada às temáticasabordadas no curso?Contribui para o seu crescimentoprofissional?
Viabilidade da ideia É possível de ser executada naeducação de acordo com osegmento de atuação que o cursohabilita?O problema de pesquisa está bemdefinido?Existe bibliografia e outrosmateriais de fácil acesso para aescrita e do projeto?

Os pontos acima, se bem refletidos, irão direcionar a elaboração do seu projeto. Sabe por quê?Muitas vezes, temos uma ideia interessante, mas não é possível de ser estudada em contextos educativos, devido à complexidade da temática ou, até conseguimos desenvolver em sala de aula, mas não encontramos materiais necessários para a leitura sobre o assunto e fica um projeto sem fundamentação teórica e os limites não ficam bem delineados, muitas vezes, confuso, atémesmo para o próprio professor. Por isso, a necessidade de levar em consideração essas observações, para desenvolver seu projeto de ensino.

 

Esta parte do projeto deverá conter, no mínimo, uma (1) e, no máximo, duas (2) laudas.

 

QUAIS SÃO AS LINHAS DO PROJETO DE ENSINO?

 

Projeto de Ensino

 

O Projeto de Ensino em Educação do curso de Pedagogia possui duas linhas, sendo estas:

 

Docência (Educação Infantil ou Anos Iniciais do Ensino Fundamental)

 

Gestão Escolar

 

Vale ressaltar que você deverá escolher uma destas linhas para a construção do seu Projeto de Ensino. Após a seleção de uma das linhas, você deverá escolher um tema que apresente coerência com os estudos realizados no curso e o trabalho desenvolvido pelo professor (na linha da docência) ou pelo pedagogo (na linha da Gestão Escolar).

 

O Projeto de Ensino deve ser identificado por um tema, que precisa ser bem definido, observando os objetivos que pretende alcançar, bem como algo que provoque seu interesse. Para te auxiliar, sugerimos alguns temas:

 

DOCÊNCIA
A utilização da literatura infantojuvenil para o processo de ensino e aprendizagem.
Brinquedoteca.
O papel dos jogos no processo de ensino da matemática.
A construção de projetos interdisciplinares nos anos iniciais do ensino fundamental.
Organização do planejamento docente a partir dos direitos de aprendizagem da BNCC.
Os campos de experiência da BNCC e a organização das práticas pedagógicas na educação infantil.
Atividades pedagógicas adaptadas para alunos público-alvo da educação especial.
Processo de alfabetização de Jovens e Adultos.

COMO SELECIONAR O TEMA?

 

Projeto de Ensino

 

Estratégias pedagógicas a partir do uso das tecnologias digital.

 

GESTÃO
A organização da Gestão democrática e participativa.
O papel do pedagogo Construção do Projeto Político Pedagógico.
Relação Família e Escola.
Mediação de conflitos no ambiente escolar.
Orientação Educacional.
Ação do pedagogo e as competências socioemocionais da BNCC.
A importância dos projetos culturais em Organizações não Governamentais (ONGs).

2.2 JUSTIFICATIVA

 

Na perspectiva de Marconi e Lakatos (2003, p. 219), uma justificativa “consiste numa exposição sucinta, porém completa, das razões de ordem teórica e dos motivos de ordem prática que tornam importante” uma dada ação ou pesquisa.

 

A justificativa fundamenta a escolha do tema e a motivação do Projeto. Para isso, destaque a relevância da sua pesquisa, apresentando argumentos que identifiquem a importância do tema proposto. Defenda sua proposta, apresente a finalidade do seu estudo, convença o leitor de que seus propósitos são justos e merecem uma abordagem sistemática e científica. É importante frisar que, por cursar uma licenciatura, futuramente, você atuará na área do ensino, como professor. Assim, sua pesquisa deve ser relevante para essa área. Ao apresentar os seus argumentos, é essencial fundamentá- los teoricamente, ou seja, apresentar informações teóricas (citações e referências) que sustentem sua justificativa.

 

Vale ressaltar que a justificativa se difere da fundamentação teórica. Assim, quando se fala de abordagem de “razões de ordem teórica” na elaboração deste item, devese ter em mente que não se deve explicitar ou aprofundar o referencial teórico, mas, ressaltar suaimportância para as ações a serem desenvolvidas (MARCONI, LAKATOS, 2003).

 

Projeto de Ensino

 

Esta parte do projeto deverá conter, no mínimo, uma (1) e, no máximo, duas (2) laudas.

 

2.3 PARTICIPANTES

 

Nesta parte do trabalho, você deve especificar a quem o projeto se destina, ou seja, aqueles que serão diretamente afetados / mobilizados / atendidos / contemplados com seu desenvolvimento.

 

Importante observar, na definição dos participantes, o atendimento ao segmento dos contextos educativos para o qual seu curso de graduação o habilita para atuação. Assim, por exemplo, se o seu curso licencia para atuar no Ensino Fundamental – Anos Finais e Ensino Médio, o Projeto de Ensino não pode ser direcionado à Educação Infantil ou Ensino Fundamental – Anos Iniciais.

 

Esta parte do projeto deverá conter, no máximo, meia lauda.

 

2.4 OBJETIVOS

 

Toda pesquisa deve ter um objetivo determinado para saber o que se vai procurar e o que se pretende alcançar, possibilitando o aumento dos conhecimentos sobre determinado assunto (MARCONI; LAKATOS, 2003, p. 156).

 

Nesta etapa, você deve especificar qual o propósito, aquilo que almeja com o estudo do tema e o que pretende alcançar ao propor esse Projeto de Ensino em contextos educativos.

 

OBJETIVO GERAL OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Indica o que pretende alcançar de forma ampla e está relacionado à questão principal do projeto. Contribuem para alcançar o objetivo geral, apontando as etapas que levam a obtenção do objetivo maior.Você deverá elencar três objetivos específicos que pretende alcançar com o desenvolvimento do projeto

 

Projeto de Ensino

 

(conhecimentos adquiridos, mudanças de atitude e/ou habilidades conquistadas).

Esta parte do projeto deverá conter, no máximo, meia lauda.

 

2.5 PROBLEMATIZAÇÃO

 

A problematização inicia-se a partir da observação das situações do cotidiano escolare de estudos já realizados, verificando-se dificuldades, questões conflitantes, possibilidade de aprimoramento e outros fatores que podem delimitar um tópico de estudo e gerar uma pergunta.

 

A noção de “problema” está atrelada a “uma dificuldade, teórica ou prática, no conhecimentode alguma coisa de real importância, para a qual se deve encontrar uma solução (MARCONI;LAKATOS, 2003, p. 159).

 

Formular o problema consiste em dizer, de maneira explícita, clara, compreensível e operacional, qual a dificuldade encontrada e que se pretende resolver, limitando o seu campo e apresentando suas características (MARCONI; LAKATOS, 2003, p. 127). Para desenvolver este item, reflita e discorra: como o tema selecionado pode ser trabalhado para superar uma dificuldade ou situação identificada no contexto escolar?

 

Dessa forma, para organizar este item, você deve, primeiramente, apresentar o contexto observado, situar a dificuldade identificada e, por fim, apresentar reflexões capazes de delinear o campo teórico dentro do qual serão buscadas soluções para o problema motivador do projeto.

 

Esta parte do projeto deverá conter, no mínimo, uma (1) e, no máximo, duas (2) laudas.

 

2.6 REFERENCIAL TEÓRICO

 

Para Marconi e Lakatos (2003, p. 225), “pesquisa alguma parte da estaca zero”, assim como qualquer ação pedagógica sempre estará baseada em algum conhecimento precedente.

 

Projeto de Ensino

 

A revisão bibliográfica é importante, pois fundamenta seu Projeto teoricamente e favorece a definição de contornos mais precisos da problemática a ser estudada. Neste item, você deveapresentar as principais teorias que se relacionam com seu Projeto de Ensino. Cabe à revisão bibliográfica a definição de termos e de conceitos essenciais para o trabalho, relatar o que se diz sobre o objeto na atualidade, qual o enfoque que está recebendo hoje, quais lacunas que ainda existem etc. Vale ressaltar que “a ciência lida com conceitos” e os “conceitos podem ter significados diferentes de acordo com o quadro de referência ou a ciência que os emprega” (MARCONI, LAKATOS, 2003, p. 225), daí a necessidade deste item.

 

Nesta parte, você deverá discutir/analisar as ideias de autores diferentes que subsidiem o temaque escolheu. Ou seja, você deverá pesquisar artigos, livros, dentre outros materiais que tratam do tema escolhido. Não é recomendado o uso de livros didáticos.

 

Assim, para a elaboração da revisão bibliográfica, é necessário realizar um levantamento de textos adequados e atualizados, referentes ao tema escolhido. Como sugestão para realizá-la, você necessita tomar por base as leituras realizadas e elaborar um texto que contenha referências a autores e obras que abordem a temática escolhida para a realização do Projeto de Ensino.

 

A revisão bibliográfica de seu Projeto de Ensino, assim como de qualquer trabalho acadêmico, dever ser pautada na utilização de fontes confiáveis. Além de materiais convencionais, como livros e artigos de periódicos (revistas científicas), podem ser utilizados trabalhos acadêmicos de relevância comprovada na área, como dissertações e teses. Vale ressaltar que, dada a disseminação das tecnologias digitais de informação e comunicação, boa parte do acesso a esses materiais é feita por meios digitais, na internet, o que exige cuidado e atenção na seleção das fontes, bem como a sua correta referenciação.

 

Em síntese, você deverá buscar autores e inseri-los no debate, por meio de citações diretas e indiretas. É importante sempre referenciá-los, conforme as normas da ABNT. Nunca copie as ideias do autor sem mencioná-los, pois a prática da apropriação de textos alheios constitui plágio, crime com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610).

 

Esta parte do projeto deverá conter, no mínimo, cinco (5) e, no máximo, sete (7)

 

Projeto de Ensino

 

laudas.

 

2.7 METODOLOGIA

 

Neste item, você deve explicitar o desdobramento teórico-prático, fundamentado em ações a serem desenvolvidas e as estratégias necessárias para realizá-las.

 

Você deve observar as seguintes etapas:

 

Planejamento: É nesse momento que se organiza as práticas e se faz uma ligação entreos conteúdos/abordagens e o contexto social. O desencadeamento das ações ocorre por meio das perguntas: O que fazer? Como fazer? Quem vai ajudar?

 

Execução: É a descrição de como as atividades serão desenvolvidas, focando em tudo que precisa ser feito para que o projeto, de fato, se efetive.

 

Considerando que o Projeto é voltado tanto para a docência quanto para a gestão, você pode contemplar diferentes abordagens: o uso de metodologias ativas e de tecnologias digitais; aulas práticas e expositivo-dialogadas; elaboração de mapas conceituais; experimentação de técnicas e materiais; soluções de problemas; estudos de caso; estudos dirigidos; trabalhos colaborativos por meio das redes sociais (Facebook, Twitter, blogs), entre outros.

 

Caso esteja previsto o trabalho com materiais disponíveis na internet, inclua os links dos materiais que pretende utilizar.

 

Para te auxiliar no entendimento sobre a metodologia, observe os exemplos abaixo:

 

DOCÊNCIA

 

O tema escolhido foi a construção de práticas para o ensino de crianças pequenas a partir dos campos deexperiência da BNCC.

 

1º passo: elencar um dos objetivos de aprendizagem descritos na BNCC para o trabalho com as crianças pequenas, referente a este campo de experiência.

 

2º passo: selecionar o conteúdo a ser desenvolvido com este grupo etário.

 

3º passo: descrever o procedimento adotado para a realização da atividade: contação de história,construção de instrumentos, elaboração de uma peça teatral, jogos etc.

 

4º passo: relatar como a atividade será apresentada aos alunos (individual ou em grupo) e como elesdeverão executar.

 

Projeto de Ensino

 

2.8 CRONOGRAMA DO PROJETO

 

O tempo previsto para a execução do projeto se relaciona diretamente aos objetivos propostos,no entanto, não deve ser muito longo, pois pode causar desinteresse. Dessa forma, ao prever o tempo para a realização do projeto, organize um cronograma para realizar cada atividade prevista na Metodologia, o que pode ser feito desta forma:

 

Etapas do Projeto Período
1. Planejamento
2. Execução
3. Avaliação

Esta etapa deve conter, no mínimo, meia e, no máximo, uma (1) lauda.

 

GESTÃO

 

Vamos supor que você escolha uma proposta cujo tema seja “A ação do pedagogo na construção do Projeto Político Pedagógico”. Você deverá explicitar as ações que serão desenvolvidas, observe o exemplo a seguir:

 

1º passo: realizar um encontro com os profissionais da escola para discutirem juntos a importância do projeto político pedagógico e sua elaboração em uma perspectiva democrática e participativa.

 

2º passo: marcar uma reunião com os professores e membros do grêmio estudantil, conselho escolar, associação de pais etc., para que juntos reflitam as necessidades do espaço escolar.

 

3º passo: construir em parceria com a comunidade escolar o projeto político pedagógico a partir das discussões e decisões tomadas nas reuniões anteriores.

 

4º passo: socializar com os envolvidos do espaço escolar o documento e realizar os ajustes necessários.

 

Projeto de Ensino

 

2.9 RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS

 

Prever a necessidade de recursos humanos e materiais proporciona a organização do trabalhoe o encaminhamento do estudo e da investigação, enriquecendo o projeto na sua totalidade. Nesta parte do trabalho, você deve elencar os recursos necessários para a execução do Projeto.

 

Esta etapa deve conter, no mínimo, meia e, no máximo, uma (1) lauda.

 

3. INFORMAÇÕES IMPORTANTES

 

1. O trabalho será realizado individualmente.

 

2. Importante: Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta específica da disciplina, obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.

 

3. O trabalho final que será postado no ambiente virtual de aprendizagem deve conter de 10 até, no máximo, 15 laudas (considerando-se apenas o Projeto de Ensino em si, excetuando-se os elementos pré e pós-textuais).

 

4. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão da Universidade, sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências, entre outros elementos importantes), conforme modelo disponível no AVA.

 

5. O Projeto de Ensino é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em

 

lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico.

 

6. Importante: O trabalho deve ser enviado em formato Word. Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF.

 

Projeto de Ensino

 

A seguir, apresentamos, a você, alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise do Tutor a Distância para atribuir o conceito ao Projeto de Ensino:

 

Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT, com

 

atendimento aonúmero de páginas solicitadas.

 

Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo

 

à normapadrão.

 

Atendimento à estrutura do Projeto de Ensino, contemplando todos os itens

 

solicitados,com objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade.

 

Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores

 

eventualmente citados.

 

Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição para lhe atender em suas dúvidas e,também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade acadêmica de nível universitário.

 

O Projeto de Ensino contempla apresentação oral, com pontuação específica. Para isso, oagendamento deve ser realizado diretamente no polo.

 

As orientações gerais são apresentadas em videoaula, disponibilizada no ambiente dadisciplina.

 

3.1 ORIENTAÇÕES IMPORTANTES

 

Para a elaboração do Projeto de Ensino, você deverá fazer o download do Modelo no AVA.

 

ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS

 

Inserção de elementos de apresentação/identificação, conforme Modelo disponibilizado no AVA:

 

Projeto de Ensino

 

capa;

 

folha de rosto;

 

sumário.

 

ELEMENTOS TEXTUAIS

 

Inserção das etapas do projeto, seguindo o modelo disponibilizado no AVA:

 

Introdução: inserção de texto especificando o tema que escolheu para elaborar o seuprojeto de ensino para contextos educativos, contextualizando-o.

 

Desenvolvimento: inserção, em sequência, de todas as etapas previstas para o projeto(itens 2.1 a 2.10 deste manual), seguindo modelo disponibilizado no AVA.

 

Considerações finais: inserção de reflexões decorrentes da realização do projeto.

 

ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

 

Inserção de elementos complementares para fechamento do projeto de ensino, conforme Modelo disponibilizado no AVA:

 

Referências;

 

Anexos;

 

Apêndices.

 

Regras básicas para normatização

 

Estruture o seu trabalho com base nas regras de normatização elencadas a seguir:

 

• Em páginas de formato A4;

 

• Com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;

 

• Fonte Times New Roman ou Arial tamanho 12, cor preta;

 

Projeto de Ensino

 

• Alinhamento justificado para o corpo do trabalho e alinhamento esquerdo para

 

as referências;

 

• Espaçamento de 1,5 entre linhas;

 

• Em citações indiretas, indicar autor e ano.

 

• Em citações diretas, indicar autor, ano e página e colocar o texto entre aspas.

 

• Se houver citações diretas com mais de três linhas, devem ser em fonte

 

tamanho 10, com umrecuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples

 

entre linhas;

 

• Para as tabelas e qualquer que seja a ilustração (desenho, esquemas,

 

fluxogramas, fotografias,mapas, quadros, entre outros), o título deve figurar na

 

parte superior e a fonte abaixo.


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Projeto de Extensão I – Direito

 

Como posso pagar pelos trabalhos acadêmicos?

Os trabalhos acadêmicos podem ser pagos via cartão de crédito, boleto bancário, pix, paypal, picpay ou transferência bancária.

Existe garantia de aprovação nos trabalhos acadêmicos?

Não oferecemos garantia de aprovação, pois isso depende da interpretação (boa ou ruim) do tutor que corrige. Geralmente a nota máxima é alcançada em trabalho padrão (se o comprador modificou direito) e em trabalho exclusivo. De toda forma oferecemos direito à correção gratuita, caso seja necessário (desconfie de quem garante nota máxima).

Como funciona o processo de correção gratuita?

O processo de correção gratuita é realizado mediante a apresentação do print da análise do tutor online+print da pontuação+download do trabalho postado. Basta entrar em contato via whatsapp.

Qual é a diferença entre os trabalhos acadêmicos padrão e exclusivos?

Os trabalhos acadêmicos padrão são pré-prontos, baseados nas instruções fornecidas pelas faculdades, cabendo ao comprador fazer alterações para ficar diferente dos outros e já incluem o suficiente para ser aprovado. Já os trabalhos acadêmicos exclusivos são personalizados e diferentes de todos os outros, sem risco de plágio.

Quanto tempo leva para receber o trabalho após a compra?

O prazo para receber o trabalho após a compra é geralmente imediato, se comprado direto no site, para os trabalhos padrão e 5 à 30 dias para os trabalhos exclusivos, dependendo da data de encomenda.

Posso comprar trabalhos acadêmicos via WhatsApp?

Sim, os trabalhos acadêmicos também podem ser comprados via WhatsApp, basta enviar o comprovante de pagamento e o trabalho será enviado por WhatsApp. Mas tenha em mente que nas semanas finais ao témino do semestre recebemos uma quantidade enorme de mensagens.

Como posso evitar o plágio nos trabalhos acadêmicos?

Para evitar plágio, recomendamos que os trabalhos padrão sejam modificados antes da entrega no máximo possível e que os trabalhos exclusivos sejam personalizados com informações pessoais.

Quais são os formatos disponíveis para os trabalhos acadêmicos?

Os trabalhos acadêmicos estão disponíveis em formato Word e seguem as normas ABNT.

Como posso saber se a minha compra foi concluída com sucesso?

A confirmação de compra será enviada por e-mail. Verifiue o spam. Você tambem pode baixar, após fazer login, no menu Minha Conta, aba Downloads.

Verifique outras dúvidas clicando aqui ou entre em contato via whatsapp.

 

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