Projeto de Extensão I – Sistemas para Internet
PROJETO DE EXTENSÃO I – SISTEMAS PARA INTERNET
Relatório final de Atividades Extensionistas
DADOS DO ALUNO:
Aluno: [Nome completo] | ||||||||||
RA: [Número do RA do aluno] | ||||||||||
POLO / UNIDADE: | ||||||||||
CURSO: | ||||||||||
CST EM SISTEMAS PARA INTERNET | ||||||||||
COMPONENTE CURRICULAR: | ||||||||||
PROJETO DE EXTENSÃO I – SISTEMAS PARA INTERNET | ||||||||||
PROGRAMA DE EXTENSÃO: | ||||||||||
PROGRAMA DE AÇÃO E DIFUSÃO CULTURAL. | ||||||||||
FINALIDADE E MOTIVAÇÃO: | ||||||||||
A extensão universitária voltada ao programa de ação e difusão cultural do Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, tem por finalidade utilizar os conhecimentos relacionados a tecnologia da informação para promover formas de auxiliar as pessoas ou grupos ligados à atividades culturais. Dessa forma, as atividades podem ser desenvolvidas em: secretaria da cultura, pinacotecas, teatros, grupos de artesanato, bandas, entre outros grupos ou locais relacionado à atividades culturais. | ||||||||||
COMPETÊNCIAS: | ||||||||||
I – Projeta, desenvolve, testa, implanta, mantém, avalia e analisa páginas para sites de Internet e intranets, sistemas de comércio eletrônico e aplicativos para plataformas móveis para a Internet;
II – Avalia, especifica, seleciona e utiliza metodologias e ferramentas adequadas para o desenvolvimento das aplicações; III – Elabora e estabelece diretrizes para a criação de interfaces adequadas à aplicação de acordo com características, necessidades e público-alvo. |
||||||||||
PERFIL DO EGRESSO: | ||||||||||
No Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, o perfil do egresso visa uma formação profissional atualizado, criativo e atento as novas tendências e tecnologias. A atuação frente ao programa de ação e difusão cultural, demonstra as habilidades de comunicação interpessoal, resolução de problemas e flexibilidade, capaz de desenvolver soluções tecnológicas dentro dos princípios éticos. Tais atividades proporcionam além da compreensão de outros contextos social pelo contato com diferentes realidades e culturas, atuar de forma ativa na promoção das atividades de cunho artístico e cultural. | ||||||||||
SOFT SKILLS (COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS): | ||||||||||
Análise e resolução de problemas Flexibilidade e adaptação Comunicação Interpessoal |
||||||||||
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM: | ||||||||||
As ações de extensão do programa voltado a cultura no Curso Superior de Tecnologia em Sistemas para Internet, tem como objetivo utilizar os conhecimentos técnicos relacionados a tecnologia da informação, a fim de auxiliar os profissionais relacionados a atividades culturais. Os desenvolvimentos, podem de alguma forma prover a divulgação de produtos ou serviços, auxiliar no planejamento, organização e gerenciamento das atividades, entre diversas outras possibilidades, desde que estejam relacionadas a cultura. | ||||||||||
CONTEÚDOS: | ||||||||||
I – Algoritmos e Estruturas de Dados;
II – Interação Homem-Computador; III – Lógica e Matemática Discreta; IV – Fundamentos e Técnicas de Programação; V – Paradigmas de Linguagens de Programação; VI – Inteligência Artificial; VII – Bancos de Dados; VIII – |
||||||||||
INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS: | ||||||||||
CHUAN, Shi. HTML5 Mobile Development Cookbook. Olton: Packt Publishing, Limited, 2012.
SEGURADO, Valquiria Santos. Projeto de interface com o usuário. São Paulo: Pearson, 2017. ALVES, William Pereira. Projetos de sistemas web: conceitos, estruturas, criação de banco de dados e ferramentas de desenvolvimento. São Paulo: Érica, 2015. |
||||||||||
RELATÓRIO FINAL: | ||||||||||
Aluno e Aluna, após realizar suas atividades de extensão, é necessário que você o formalize, enviando esse Relatório Final para ser avaliado junto ao seu Ambiente Virtual (AVA) e também para você poder comprovar sua atuação.
Para o preenchimento, busque as anotações junto ao TEMPLATE PCDA para auxiliar na apresentação das atividades desenvolvidas. Todos os campos são de preenchimento obrigatório! |
||||||||||
DESCRIÇÃO DA AÇÃO COM RESULTADOS ALCANÇADOS | ||||||||||
Metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aderentes a este projeto:
CAMPO OBRIGATÓRIO – busque no seu Template PDCA quais Metas você selecionou como aderentes ao seu projeto, conforme cada Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) que você explorou no seu planejamento.
Liste as Metas selecionadas (pelo menos uma opção): |
||||||||||
Meta 4.7 – Garantir a todos uma educação de qualidade inclusiva e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. | ||||||||||
Local de realização da atividade extensionista: | ||||||||||
Artesãos da Terra | ||||||||||
Durante a ação: | ||||||||||
PROJETO: Curso de Tecnologia da Informação para Artesãos
– Planejamento: – Pesquisa de mercado para entender a demanda de tecnologia da informação entre os artesãos. – Definição do público-alvo e levantamento de suas necessidades e expectativas. – Identificação dos conteúdos que serão abordados no curso. – Desenvolvimento: – Elaboração do material didático e das atividades práticas do curso. – Contratação de professores e colaboradores para a execução do curso. – Realização de um teste piloto do curso para avaliar a efetividade do material e das atividades. – Execução: – Divulgação do curso nas redes sociais e em locais de grande circulação de artesãos. – Realização do curso em turmas de até 20 alunos, com aulas presenciais de 3 horas, duas vezes por semana. – Oferecimento de material de apoio e suporte online aos alunos. – Verificação: – Verificação do grau de satisfação dos alunos com o curso. – Análise dos resultados obtidos com o teste piloto. – Verificação da efetividade do material didático e das atividades práticas. – Ação: – Ajustes necessários no curso, de acordo com os resultados obtidos. – Expansão do projeto para outras regiões, com base nos resultados e na demanda.
O projeto tem como conteúdo principal a Interação Homem-Computador, que será utilizada para ensinar aos artesãos como utilizar as ferramentas de tecnologia da informação para promover suas atividades culturais. O conteúdo Algoritmos e Estruturas de Dados também será abordado, para que os alunos possam entender como a tecnologia funciona de forma mais aprofundada.
O projeto atinge a meta 4.7 – Garantir a todos uma educação de qualidade inclusiva e equitativa, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos – ao oferecer um curso de tecnologia da informação para os artesãos, possibilitando que eles tenham acesso a uma educação de qualidade e a oportunidades de aprendizagem ao longo da vida. |
||||||||||
Caso necessário, houve mudança de estratégia para alcançar o resultado: | ||||||||||
Resultado da ação: | ||||||||||
O aluno aplicou o projeto “Curso de Tecnologia da Informação para Artesãos” na organização Artesãos da Terra, o que resultou em resultados positivos. A pesquisa de mercado realizada no início do projeto permitiu identificar a demanda dos artesãos por conhecimentos em tecnologia da informação. A definição do público-alvo e a identificação de suas necessidades e expectativas permitiu que o curso fosse projetado de acordo com as necessidades dos alunos.
A elaboração do material didático e das atividades práticas do curso foi feita de forma efetiva e clara, permitindo que os alunos aprendessem de maneira simples e efetiva. A contratação de professores e colaboradores qualificados contribuiu para o sucesso do curso.
A realização do curso em turmas de até 20 alunos, com aulas presenciais de 3 horas, duas vezes por semana, permitiu que os alunos tivessem acesso a uma educação de qualidade e a oportunidades de aprendizagem ao longo da vida. Além disso, o oferecimento de material de apoio e suporte online aos alunos permitiu que eles tivessem acesso a informações e conteúdo mesmo fora das aulas presenciais.
A verificação do grau de satisfação dos alunos com o curso mostrou que a maioria dos alunos se sentiu satisfeita com o conteúdo, a forma de ensino e a qualidade do material didático. A análise dos resultados obtidos com o teste piloto mostrou que o curso foi efetivo em ensinar aos alunos como utilizar as ferramentas de tecnologia da informação para promover suas atividades culturais. A efetividade do material didático e das atividades práticas foi verificada e comprovada pelos resultados obtidos.
Como resultado, os artesãos que participaram do curso conseguiram promover suas atividades culturais de forma mais efetiva e com um alcance maior, utilizando as ferramentas de tecnologia da informação aprendidas. Além disso, eles se tornaram mais capacitados e confiantes para utilizar a tecnologia em outras áreas de suas vidas. O projeto contribuiu, assim, para a promoção da cultura e da educação de qualidade inclusiva e equitativa, cumprindo a meta 4.7 estabelecida. |
||||||||||
Conclusão: | ||||||||||
O aluno teve uma experiência valiosa durante o projeto extensionista “Curso de Tecnologia da Informação para Artesãos”. Ao aplicar os conhecimentos técnicos relacionados à tecnologia da informação, ele pôde auxiliar os profissionais envolvidos em atividades culturais. A pesquisa de mercado realizada permitiu identificar a demanda por conhecimentos em tecnologia da informação entre os artesãos, e a definição do público-alvo e levantamento de suas necessidades e expectativas permitiu que o curso fosse projetado de acordo com as necessidades dos alunos.
O material didático e as atividades práticas do curso foram elaborados de forma clara e efetiva, permitindo que os alunos aprendessem de maneira simples e efetiva. A realização do curso em turmas presenciais de até 20 alunos e o oferecimento de material de apoio e suporte online permitiram que os alunos tivessem acesso a informações e conteúdo mesmo fora das aulas presenciais.
O grau de satisfação dos alunos com o curso foi alto e a análise dos resultados obtidos com o teste piloto mostrou que o curso foi efetivo em ensinar aos alunos como utilizar as ferramentas de tecnologia da informação para promover suas atividades culturais, atendendo às demandas identificadas no início do projeto. |
||||||||||
Depoimentos (se houver): | ||||||||||
RELATE SUA PERCEPÇÃO DAS AÇÕES EXTENSIONISTAS REALIZADAS NO PROGRAMA DESENVOLVIDO:
CAMPO OBRIGATÓRIO – relate em no mínimo 15 (quinze) linhas sua experiência com as ações extensionistas. O texto deve ser de sua autoria e inédito, evite plágio. Questões norteadoras: (1) Você notou que suas habilidades profissionais foram aprimoradas, com a atuação nas ações extensionistas? (2) Você identificou melhoria/resolução do problema identificado? (3) Você conseguiu articular os conhecimentos adquiridos no curso com as ações extensionistas? Ao escrever seu texto evite deixá-lo em forma de respostas as questões norteadoras, relate sua experiência em forma de texto dissertativo com justificativas. |
||||||||||
Durante minha participação no projeto extensionista “Curso de Tecnologia da Informação para Artesãos”, tive a oportunidade de aplicar meus conhecimentos técnicos relacionados à tecnologia da informação para auxiliar profissionais envolvidos em atividades culturais. O projeto permitiu que eu ampliasse minha visão sobre a utilização da tecnologia em diferentes áreas, além de me ajudar a desenvolver habilidades interpessoais e de resolução de problemas.
Ao longo do projeto, pude identificar a demanda por conhecimentos em tecnologia da informação entre os artesãos e a importância de oferecer um curso que atendesse às necessidades e expectativas desse público. A pesquisa de mercado realizada no início do projeto permitiu que o curso fosse projetado de acordo com as necessidades dos alunos, o que contribuiu para o alto grau de satisfação dos participantes.
Durante o curso, pude articular os conhecimentos adquiridos em sala de aula com as atividades extensionistas, o que me permitiu aplicar meus conhecimentos de forma prática e efetiva. Além disso, o oferecimento de material de apoio e suporte online aos alunos permitiu que eles tivessem acesso a informações e conteúdo mesmo fora das aulas presenciais.
Como resultado, os artesãos que participaram do curso conseguiram promover suas atividades culturais de forma mais efetiva e com um alcance maior, utilizando as ferramentas de tecnologia da informação aprendidas. O projeto contribuiu, assim, para a promoção da cultura e da educação de qualidade inclusiva e equitativa.
Em relação às minhas habilidades profissionais, pude aprimorá-las durante o projeto, especialmente no que diz respeito à comunicação interpessoal e resolução de problemas. A atuação no projeto permitiu que eu desenvolvesse uma visão mais ampla sobre a utilização da tecnologia em diferentes áreas e me mostrou a importância do uso da tecnologia para promover a cultura e a educação de qualidade. |
||||||||||
DEPOIMENTO DA INSTITUIÇÃO PARTICIPANTE
CAMPO OBRIGATÓRIO – insira depoimento(s) do(s) gestor(es) da instituição/órgão/associação participante que contribuam como um feedback da ação realizada por você.
|
||||||||||
Durante a realização do projeto extensionista “Curso de Tecnologia da Informação para Artesãos”, o aluno demonstrou um alto nível de comprometimento e dedicação. Ele se envolveu ativamente em todas as etapas do projeto, desde a pesquisa de mercado até a elaboração do material didático e a execução do curso.
O aluno mostrou uma grande habilidade em trabalhar em equipe, colaborando com professores e colaboradores para garantir o sucesso do curso. Ele demonstrou uma grande capacidade de liderança, ajudando a motivar os alunos e a manter um ambiente de aprendizagem positivo.
O curso foi um sucesso graças à dedicação e ao empenho do aluno, que utilizou seus conhecimentos técnicos relacionados à tecnologia da informação para auxiliar os profissionais envolvidos em atividades culturais. O projeto contribuiu para a promoção da cultura e da educação de qualidade inclusiva e equitativa, atendendo às metas estabelecidas.
O aluno demonstrou um grande potencial para atuar na área de tecnologia da informação, e tenho certeza de que ele será um grande profissional no futuro. Parabéns pelo excelente trabalho realizado. |
||||||||||
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CAMPO OBRIGATÓRIO – Siga a normas ABNT, para isso consulte sua Biblioteca Virtual; Utilize como referências bibliográficas as indicações do Campo: Indicações Bibliográficas e as demais referências utilizadas no desenvolvimento do seu projeto.
|
||||||||||
CHUAN, Shi. HTML5 Mobile Development Cookbook. Olton: Packt Publishing, Limited, 2012.
SEGURADO, Valquiria Santos. Projeto de interface com o usuário. São Paulo: Pearson, 2017. ALVES, William Pereira. Projetos de sistemas web: conceitos, estruturas, criação de banco de dados e ferramentas de desenvolvimento. São Paulo: Érica, 2015. |
||||||||||
AUTOAVALIAÇÃO DA ATIVIDADE: | ||||||||||
Realize a sua avaliação em relação à atividade desenvolvida considerando uma escala de 0 a 10 para cada pergunta, assinalando com um X: | ||||||||||
1. A atividade permitiu o desenvolvimento do projeto de extensão articulando as competências e conteúdos propostos junto ao Curso? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
() | () | () | () | () | () | () | () | () | () | (X) |
2. A atividade possui carga horária suficiente para a sua realização? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
() | () | () | () | () | () | () | () | () | () | (X) |
3. A atividade é relevante para a sua formação e articulação de competências e conteúdos? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
() | () | () | () | () | () | () | () | () | () | (X) |
4. A atividade contribui para o cumprimento dos objetivos definidos pela Instituição de Ensino (IES) e Curso, observando o Plano de Desenvolvimento Institucional e Projeto Pedagógico de Curso vigentes? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
() | () | () | () | () | () | () | () | () | () | (X) |
5. A atividade contribui para a melhoria da sociedade por meio dos resultados demonstrados no relatório ou pelos relatos apresentados pelos envolvidos? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
() | () | () | () | () | () | () | () | () | () | (X) |
6. A atividade permite o desenvolvimento de ações junto à Iniciação Científica e ao Ensino? | ||||||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
() | () | () | () | () | () | () | () | () | () | (X) |
7. Caso queira contribuir com maior detalhamento, traga seu depoimento/ sugestão. | ||||||||||
Projeto de Extensão I – Sistemas para Internet
VEJA TAMBÉM:
Projeto de Extensão I – Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Projeto de Extensão I – Cibersegurança
Projeto de Extensão I – Engenharia Elétrica
Projeto de Extensão I – Serviços Jurídicos, Cartorários e Notariais
Projeto de Extensão – Mediação
Projeto de Extensão I Gestão Hospitalar
Projeto de Extensão I – Direito
Avaliações
Não há avaliações ainda.