Portfólio Case Turbi: aluguel de carros

R$ 50,00

Portfólio padrão pronto para download.
Encomende o exclusivo por whatsapp.

Até 12x sem cartão com a Linha de Crédito. Saiba mais
Compre parcelado sem cartão com a Linha de Crédito Mercado Pago
1
Adicione o produto ao carrinho de compras e, na hora de pagar, selecione “Linha de Crédito”.
2
Inicie sessão no Mercado Pago.
3
Escolha o número de parcelas que melhor se adapte a você e pronto!

Crédito sujeito a aprovação.

Dúvidas? Confira nossa página de Ajuda.

Portfólio Case Turbi: aluguel de carros é a experiência que os jovens procuram

Curso: Superior de Tecnologia em
Processos Gerenciais
Semestre: 3º Flex/4º Reg.

Prezado aluno(a), seja bem-vindo(a) a este semestre!
Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções voltadas à
elaboração do trabalho disponibilizadas neste manual, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as
disciplinas norteadoras.
A participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de
competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Nessa produção textual deverá ser
considerado
a elaboração de um diagnóstico e proposição de melhorias para a empresa mencionada na SGA,
apresentado na sequência.
Na Produção Textual Interdisciplinar (PTI) você deverá, em um primeiro momento, conhecer a
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) contextualizada pelo case da empresa Turbe e tendo como foco a
situação da empresa D&L.
Em um segundo momento, você deverá se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA),
inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, siga as orientações
fornecidas nesse material e nas fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, teleaulas, web aulas
e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados por você).

Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
Case Turbi: aluguel de carros é a experiência que os jovens procuram*
A incerteza do futuro, uma mentalidade mais imediatista e a preocupação com a sustentabilidade vem
fazendo os jovens buscarem serviços que sejam fluídos à sua vida. A pandemia acelerou algumas mudanças
de hábitos dos consumidores e criou produtos, como carro por assinatura. Essa solução de mobilidade deve
se manter no pós-pandemia, pois atende a demanda de quem quer ter um veículo, mas sem os custos com
documentação, manutenção, além da desvalorização do bem.
Houve um aumento de 500% na busca do termo carro por assinatura entre maio e junho de 2021,
segundo levantamento feito pela Similarweb. Isso porque o carro se tornou uma opção de transporte seguro
no lugar de veículos compartilhados ou transporte público. Outro dado está relacionado ao perfil do público
que está à procura de informações sobre carro por assinatura, a maioria ou 34,35% é de jovens com idade
entre 25 e 34 anos, seguido por 24,65% na faixa dos 35 a 44 anos e 14,17%, entre 45 e 54 anos. Isso demonstra
que apesar da preferência dos jovens, pessoas de outras faixas etárias também estão buscando por carro por
assinatura.
Case Turbi

(…)

Você, faz parte da equipe que vai ajudar Laura fazer as mudanças necessárias para melhorar as
condições financeiras da empresa D&L, além de torná-la mais preparada para sobreviver as novas exigências do mercado. Para isso, leia atentamente as informações a seguir e realize as propostas sugeridas passo a passo.


Passo 1
Devido ao grande número de dificuldades existentes para a implementação e o bom desenvolvimento
das mudanças necessárias para que a empresa D&L continue sendo competitiva no mercado, é importante
conhecer o cenário em que a empresa se encontra na atualidade. Por isso, a análise ambiental é fundamental.

Por isso, o primeiro passo da sua equipe é a análise PEST. A análise PEST é uma excelente forma de
monitorar o ambiente externo. Levantes os 4 pontos principais e complete o quadro 1.
Quadro 1 – Diagrama PEST empresa D&L

DIAGRAMA PEST
POLÍTICA
1.
2.
3.
4.
ECONOMIA
1.
2.
3.
4.
SOCIAL
1.
2.
3.
4.
TECNOLOGIA
1.
2.
3.
4.

Fonte: elaborada pelos autores (2022).


Passo 2
O mercado está cada vez mais dinâmico e competitivo e para atuar com maiores chances de sucesso
é essencial construir e analisar os cenários. Ferramentas como SWOT e PEST auxiliam na construção dos cenários que servirão de base para a elaboração das peças orçamentárias. Para Guindani et al (2012), os
cenários são fundamentais para a tomada de decisão.
“Os cenários, em geral, são utilizados no processo decisório de grandes organizações
e instituições governamentais e até para planejar uma pequena empresa. São usados,
também, para tomar decisões pessoais, como em dietas, viagens de férias, escolha do
tipo de formação profissional, procura por um emprego, avaliação de investimento
ou, mesmo, ao se pensar em casamento. Frequentemente, ajudam as pessoas
tomarem decisões difíceis que, de outra maneira, elas não tomariam ou até
rejeitariam”. (Guindani et al, 2012, p. 27).
Para a elaboração do orçamento de vendas deve-se considerar os diferentes tipos de cenários que
possam surgir. Os cenários podem ser classificados em três categorias: a) cenário positivo ou otimista; b)
cenário realidade ou provável; c) cenário negativo ou pessimista. Cada cenário representa uma possível
situação que a empresa irá viver e possibilita que os gestores analisam as possíveis decisões que deverá tomar
antecipadamente.
A D&L realizou pesquisas e percebeu que na sua região não existem empresas que trabalham com
restauração de bancos automotivos, percebendo que era um nicho pouco explorado a organização decidiu
inserir no seu portfólio a reforma de bancos automotivos.
Considerando as futuras mudanças que a D&L irá passar no futuro a Laura solicitou que você elabora
o orçamento de vendas da área de restauração de bancos para os próximos 4 anos baseado no cenário
otimista/positivo e no cenário pessimista/negativo. Segue os dados para desenvolvimento dos orçamentos.
Valor médio por banco R$ 300,00 no cenário otimista e R$ 240,00 no cenário pessimista.
o Nos dois cenários os preços por banco deverão ser ajustados em 5% ao ano.
A projeção de quantidade de vendas de restauração no cenário otimista é de 10.500 no primeiro ano
e nos próximos anos a empresa terá um acréscimo de 10% ao ano.
No cenário pessimista a projeção de vendas de restaurações serão de 10.300 e nos próximos anos a
empresara sofrerá uma queda de 2% ao ano.
Os tributos estão estimados em 18%;
Os custos variáveis no cenário otimista estão estimados em 12% e no cenário pessimista em 13%.
As despesas fixas para o cenário otimista e pessimistas estão estimadas em:
o Ano 1: R$ 250.000,00;
o Ano 2: R$ 750.000,00
o Ano 3: R$ 900.000,00
o Ano 4: R$ 950.000,00

Passo 3
Frequentemente, na vida pessoal, as pessoas tomam diversas decisões: que carro comprar, que
viagem fazer, quanto gastar no casamento, qual carreira escolher etc. No que diz respeito a necessidade de
tomar decisões, a vida pessoal é semelhante ao contexto empresarial e seus ambientes de relacionamentos
internos e externos. Os responsáveis pela gestão, como a Laura e o Sr. Delfino estão tomando decisões,
importantes e vitais para o sucesso do negócio. Por causa disso, existe a necessidade de dados, de informações
adequadas e tempestivas, que forneçam as bases para uma boa tomada de decisão. As empresas tomam
várias decisões também, tais como comprar ou alugar uma máquina, definir preço de venda do produto, no
que investir e de que forma fazer isso, obter ou não empréstimos e financiamentos de longo ou curto prazo,
que itens do estoque comprar, quando produzir mais, quais gastos eliminar, quais gastos reduzir, entre outras
tantas outras que impactam a vida da empresa em sua missão de se perpetuar.
A empresa é definida como um complexo sistema aberto, que se inter-relaciona com o ambiente
externo, pois depende de clientes, fornecedores, empregados, sócios/acionistas, sindicatos e até mesmo das
comunidades e do governo que de uma forma geral impactam diretamente o futuro das empresas.

A Contabilidade é o principal instrumento que subsidia os administradores e gestores a tomar
decisões. Na verdade, pela contabilidade registram-se os fatos econômicos ocorridos (passado), por exemplo,
compra de mercadoria, matéria-prima, máquinas e equipamentos, pagamento de fornecedores, empregados
e impostos, venda de mercadoria, produtos e serviços, mensurando-os monetariamente, para transformá-los
em informações demonstradas em relatórios financeiros utilizados para projetar situações e cenários futuros
com dados preditivos, que norteiam os gestores para melhor decisão.
A empresa D&L, todos os dias, registra as operações financeiras, tendo dados suficientes para a
geração de demonstrações contábeis úteis para o processo de tomada de decisão. O Sr. Delfino e a Laura
possuem preocupações justificadas. Para sanar, as dúvidas e elucidar o processo decisório, é fundamental que
eles tenham um esclarecimento a respeito da atual situação da empresa para, desta forma, avaliar os próximos
passos necessários na condução de uma boa gestão empresarial. Como a empresa tem por intenção lidar com
um mercado de mudanças significativas, é fundamental compreender a base financeira atual para que a
empresa possa se reorganizar. A partir disso, Laura precisa avaliar a situação patrimonial e econômica da
empresa no primeiro trimestre de 2022, a partir do Balancetes Contábil, advindo da contabilidade, conforme
observado no Quadro 1. Todas as contas contábeis são apresentadas com seus respectivos valores em reais
mil.
Quadro 1 – Balancete Contábil ref. ao 1º Trimestre de 2022

CONTAS CONTÁBEIS* 1º Trimestre de 2022
Valor ($)**
Aplicações financeiras longo prazo (LP) 166.282
Banco c/ movimento 2.030.259
Caixa 2.711
Capital Social 2.590.776
Clientes 136.760
Comissões sobre vendas 4.000
Contas a Pagar 157.584
Custo do Produto Vendido 108.677
Depreciação Acumulada 33.000
Despesa de Imposto de Renda e CS 19.182
Despesas Administrativas 14.600
Despesas com pessoal e encargos 7.006
Despesas com publicidade 5.010
Despesas de depreciação 9.008
Despesas Financeiras 18.900
Empréstimos e Financiamentos (CP) 428.517
Empréstimos e Financiamentos (LP) 4.069.613
Equipamentos 14.520
Estoques 26.355
Fornecedores 36.421
Imóveis 70.00
Impostos a Recolher 12.200
Impostos sobre Vendas 67.248
Lucros ou prejuízos acumulados ? ***
Móveis e Utensílios 17.638
Outras obrigações (LP) 54.807
Outros ativos circulantes 75.765
Propriedade para investimentos 5.461.004
Receitas de Vendas de Produtos 271.031
Receitas Financeiras 61.300
Reservas de Lucro 614.996
Salários a Pagar 9.475
Software 2.500
Terrenos 57.000
Veículos 25.295
Nota: CP – Curto Prazo; LP – Longo Prazo; CS – Contribuição Social.
*este balancete elenca contas patrimoniais e de resultado.
**valores expressos em reais mil.
***o valor da conta Lucros ou Prejuízos Acumulados o 1º trimestre de 2022 corresponde ao resultado operacional
líquido [lucro líquido ou prejuízo] calculado na Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) do 1º trimestre de
2022.

Conforme visto nos Quadro1, as contas contábeis, compostas por contas patrimoniais e de resultado,
são apresentadas por ordem alfabética. Diante das informações apresentadas, vocês foram convidados a
estruturar essas contas sob a forma de relatórios financeiros. O Quadro 2 apresenta um modelo de estrutura
da Demonstração de Resultado do Exercício e o Quadro 3 apresenta um modelo de estrutura patrimonial da
empresa.
Quadro 2 – Modelo de estrutura de Demonstração de Resultado do Exercício

RECEITA BRUTA DE VENDAS
( – ) DEDUÇÕES DA RECEITA BRUTA
RECEITA LÍQUIDA DE VENDAS
( = ) LUCRO BRUTO
( – ) Despesas Operacionais
Despesas Administrativas
Despesas com Vendas
RESULTADO ANTES DO RESULTADO FINANCEIRO
Resultado Financeiro
( – ) Despesas Financeiras
( + ) Receitas Financeiras
RESULTADO ANTES DO IMPOSTO DE RENDA E CS
RESULTADO LÍQUIDO DO EXERCÍCIO

Quadro 3 – Modelo de estrutura de Balanço Patrimonial

ATIVO PASSIVO/PL
Circulante Circulante
Não Circulante Não Circulante
Realizável a Longo Prazo
Investimentos
Patrimônio Líquido
Imobilizado
Intangível


Com base no balancete, nos quadros apresentados e nas informações expostas, você e sua equipe,
como profissionais de gestão, de modo a atender as necessidades da empresa e do processo decisório, deve
realizar o que se pede.

ATIVIDADE 2
Pede-se:
a. Estruture o Balanço Patrimonial do 1º trimestre de 2022 e a Demonstração do Resultado do
Exercício (DRE), 1º trimestre de 2022. Os Quadros 2 e 3 são exemplos de estruturas que podem
ser utilizadas.
b. Com base nos relatórios estruturados, responda:

I.
II.
III.
IV.
qual foi o resultado econômico da empresa (Lucro ou Prejuízo), em reais?
qual é o valor total do Passivo Não Circulante da empresa, em reais?
qual é o valor total das origens de capital de terceiros, em reais?
qual é o valor total das aplicações de recursos, em reais?

c. Com os recursos de ativo circulante, a empresa D&L teria condições de pagar suas dívidas de
curto prazo e realizar novos investimentos? Explique.
Passo 4
O contexto de constantes mudanças no qual se encontra a empresa D&L, exige forte empenho do Sr.
Delfino, de sua filha Laura e de todos os profissionais para gerir conhecimento e, com criatividade, gerar
inovações em produtos e serviços que garantam a longevidade organizacional. Nonaka (2008, p. 39) explica
que “os mercados se transformam, as tecnologias proliferam, os competidores multiplicam-se e os produtos
tornam-se obsoletos quase do dia para a noite. As empresas bem-sucedidas, portanto, são as que criam
consistentemente novos conhecimentos, disseminam-no amplamente pela organização e o incorporam
rapidamente em novas tecnologias e produtos”, em resumo: para ter sucesso e garantir longevidade, as
organizações atuais devem criar, disseminar e incorporar novas tecnologias e produtos ou serviços aos clientes
ou consumidores.
Nesse sentido, o desafio proposto agora é que você responda as seguintes reflexões:
1) O que diferencia o capital intelectual do capital físico da D&L?
2) De que que maneira a D&L poderia se tornar uma empresa “inteligente” frente a seus concorrentes,
garantindo longevidade no mercado?

• Para responder as reflexões você poderá tomar como base as respostas dos demais desafios
propostos nessa atividade.


Passo 5
Conforme vimos no artigo apresentado: ”
A incerteza do futuro, uma mentalidade mais imediatista e
a preocupação com a
sustentabilidade vem fazendo os jovens buscarem serviços que sejam fluídos à sua vida.
” Pensando nesse contexto, para empresa D&L acompanhar as mudanças e exigências do mercado consumidor
ela precisa pensar em uma empresa que seja responsável socialmente e ambientalmente, para isso ela precisa
de uma gestão e uma cultura voltada para sustentabilidade.
A responsabilidade social e a ambiental consideram uma visão integral, de interdependência entre
organizações, ambiente, natureza e sociedade. Estas devem estar vinculadas à Missão, à Visão e aos Valores
da organização. Lembrando que a missão é a razão de ser da empresa. A Visão é como ela quer ser reconhecida
no futuro e os valores representam as crenças, o modo de agir da organização.
Por isso, para o passo 5, você irá elaborar uma missão, visão e valores para D&L, que estejam de
acordo com a Responsabilidade Socioambiental.
Pense no ramo da empresa, produtos e serviços prestados,
stakeholders, é importante que a missão,
a visão e os valores sejam originais, elaborados para empresa D&L.


REFERÊNCIAS
GUINDANI, Antonio et al. Planejamento Estratégico Orçamentário. Curitiba: Intersaberes. 2012.
WOEBCKEN, C. O que é análise PEST e como aplicá-la no seu negócio?
Rockcontent. 7 ago. 2019. Disponível
em:
https://rockcontent.com/br/blog/analise-pest/. Acesso em: 28 jun. 2022
MUNDO DO MARKETING. Case Turbi: aluguel de carros é a experiência que os jovens procuram. 22 jun. 2022
Disponível em:
https://www.mundodomarketing.com.br/reportagens/mercado/39939/case-turbi-aluguelde-carros-e-a-experiencia-que-os-jovens-procuram.html Acesso em 27/06/2022


VEJA TAMBÉM:

Portfólio A participação do idoso na concretização da democracia

Portfólio Racismo e violência numa rede de varejo

Portfólio Caso: O município de Pato Roxo

Portfólio Fábrica de Chocolates “Maravilha Cacau”

Portfólio Hiper Growth Suplementos

 

Como posso pagar pelos trabalhos acadêmicos?

Os trabalhos acadêmicos podem ser pagos via cartão de crédito, boleto bancário, pix, paypal, picpay ou transferência bancária.

Existe garantia de aprovação nos trabalhos acadêmicos?

Não oferecemos garantia de aprovação, pois isso depende da interpretação (boa ou ruim) do tutor que corrige. Geralmente a nota máxima é alcançada em trabalho padrão (se o comprador modificou direito) e em trabalho exclusivo. De toda forma oferecemos direito à correção gratuita, caso seja necessário (desconfie de quem garante nota máxima).

Como funciona o processo de correção gratuita?

O processo de correção gratuita é realizado mediante a apresentação do print da análise do tutor online+print da pontuação+download do trabalho postado. Basta entrar em contato via whatsapp.

Qual é a diferença entre os trabalhos acadêmicos padrão e exclusivos?

Os trabalhos acadêmicos padrão são pré-prontos, baseados nas instruções fornecidas pelas faculdades, cabendo ao comprador fazer alterações para ficar diferente dos outros e já incluem o suficiente para ser aprovado. Já os trabalhos acadêmicos exclusivos são personalizados e diferentes de todos os outros, sem risco de plágio.

Quanto tempo leva para receber o trabalho após a compra?

O prazo para receber o trabalho após a compra é geralmente imediato, se comprado direto no site, para os trabalhos padrão e 5 à 30 dias para os trabalhos exclusivos, dependendo da data de encomenda.

Posso comprar trabalhos acadêmicos via WhatsApp?

Sim, os trabalhos acadêmicos também podem ser comprados via WhatsApp, basta enviar o comprovante de pagamento e o trabalho será enviado por WhatsApp. Mas tenha em mente que nas semanas finais ao témino do semestre recebemos uma quantidade enorme de mensagens.

Como posso evitar o plágio nos trabalhos acadêmicos?

Para evitar plágio, recomendamos que os trabalhos padrão sejam modificados antes da entrega no máximo possível e que os trabalhos exclusivos sejam personalizados com informações pessoais.

Quais são os formatos disponíveis para os trabalhos acadêmicos?

Os trabalhos acadêmicos estão disponíveis em formato Word e seguem as normas ABNT.

Como posso saber se a minha compra foi concluída com sucesso?

A confirmação de compra será enviada por e-mail. Verifiue o spam. Você tambem pode baixar, após fazer login, no menu Minha Conta, aba Downloads.

Verifique outras dúvidas clicando aqui ou entre em contato via whatsapp.

 

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Portfólio Case Turbi: aluguel de carros”
Carrinho de compras
Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Interessado no Portfólio Case Turbi: aluguel de carros?
Custa apenas R$ 50,00!