O ciclo do portfólio de produtos da Queen Orange
Portfólio de produtos da Queen Orange.
Curso: | Empreendedorismo | Semestre: 2º/3º |
Disciplinas: | • Composto Mercadológico • Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos • Análise de Custos • Pesquisa Mercadológica • Planejamento Financeiro e Orçamentário |
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática: “O ciclo
do portfólio de produtos da Queen Orange”. Escolhemos esta temática para possibilitar a
aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.
1) Composto Mercadológico
A Queen Orange identificou que seu portfólio de produtos precisava ser revisado. A Matriz
Boston Consulting Group (BCG) é uma ferramenta de grande auxílio para os negócios, uma vez que
consegue, baseada no ciclo de vida dos produtos, demonstrar com clareza como melhorar seu
portfólio e os cenários futuros de crescimento, com base no seu market share (participação de
mercado) e no índice de crescimento esperado desse mercado. Portanto:
a) Posicione os produtos ofertados pela Queen Orange na Matriz BCG (suco de laranja
concentrado; suco de laranja congelado; polpa de laranja congelada; geleia de laranja) e
sugira ao menos uma (01) ação para cada um dos itens alocados nos quadrantes da matriz.
Caso surja a ideia de um novo produto derivado da laranja, para a Queen Orange, aproveite
para inclui-lo na análise da Matriz BCG.
Figura 1 – Matriz BCG
Fonte: elaborado pela autora com base na Matriz Boston Consulting Group (BCG).
Além da necessidade de revisão de portfólio, você identificou fragilidades na Comunicação
Integrada de Marketing (CIM). A empresa possui ainda uma visão mercadológica muito restrita focando apenas na clientela da região. Para que o mix de comunicação seja bem-sucedido e a
empresa alcance melhores resultados e boa reputação, é importante que as oportunidades sejam
exploradas e os desafios superados. Identidade e imagem precisam ser repassadas ao consumidor
que, por sua vez, devolve à empresa na forma de lealdade, confiança, indicações etc.
Uma imagem negativa prejudica a reputação da empresa. Uma crise de imagem,
antes de tudo, é uma crise de confiança, de credibilidade, de reputação. O que uma
empresa vende não é um produto, mas uma marca, e com ela uma série de
associações. […] Portanto, quando a marca é devidamente gerada e comunicada,
traz retorno econômico e financeiro para a empresa, e ajuda a superar, minimizar e,
às vezes, a prevenir crise de imagem. Afinal, é o consumidor o fiscal desse processo.
(VÁZQUEZ, 2007, p. 211).
A partir dos objetivos da CIM e das premissas da identidade e imagem de marca:
Apresente um plano de intervenção à Queen Orange para que sua comunicação integrada
seja assertiva.
Lembre-se: a empresa precisa que você traga exemplos do que pode ser feito para que fique mais
fácil implementar as ações no empreendimento.
Comunicação Integrada de Marketing (CIM):
a) Fixar o produto na mente do consumidor;
b) oferecer informações e incentivos;
c) gerar atitudes favoráveis;
d) assegurar a transmissão de uma mensagem única, coerente e incrível sobre a marca e/ou
produto/serviço;
e) criar uma imagem sustentável para esses elementos;
f) posicionar estrategicamente a marca.
Referências Recomendadas:
MICCOLI, R. R. B.; CAMPOS, M. I. de. Composto mercadológico. Londrina: Editora e Distribuidora
Educacional S.A., 2016.
VÁZQUEZ, R. P. Identidade de marca, gestão e comunicação. Organicom, v. 4, n. 7, jul./dez., 2007.
Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138952/134300. Acesso em: 13
dez. 2020.
2) Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos
A estratégia da Queen Orange em desenvolver geleia de laranja como uma opção para aumentar seu
mix de produtos é muito interessante, já que é especialista no processamento de suco de laranja e
utilizará parte dos resíduos (cascas) para produção das geleias. Um dos grandes desafios para este
projeto é definir como o novo produto (geleia de laranja) será disponibilizado aos seus clientes.
Atualmente, o suco congelado é produzido e vendido para processadores de sucos, ou seja, a
empresa atua diretamente com indústrias do segmento de sucos naturais, que utilizam seu
concentrado para processar e produzir sucos destinados ao consumidor final. Este relacionamento
com a indústria é conhecido como B2B (business to business) ou seja, é a transação comercial entre
empresas. Em outras palavras, é um ambiente em que uma empresa (indústria, distribuidor,
importador ou revenda) comercializa seus produtos para outras empresas para revenda,
transformação ou consumo.
No caso das geleias, deverão ser estudados novos canais de distribuição para a disponibilização ao
maior número de consumidores finais. Vale lembrar que as geleias são adquiridas pelos
consumidores em varejistas, tais como, mercados, padarias, supermercados, conveniência etc.
Cabe a você conceituar os possíveis intermediários dos canais de distribuição que poderão ser
utilizados na disponibilização das geleias a serem fabricadas pela empresa. Depois de entender como
cada intermediário funciona dentro da distribuição, você deve escolher quais serão utilizados na
disponibilização das geleias ao mercado.
Referências Recomendadas:
BALLOU, R. H. Gerenciamento da cadeia de suprimentos: logística empresarial. 5. ed. Porto Alegre:
Bookman, 2006.
BERTAGLIA, P. R. Logística e gerenciamento da cadeia de abastecimento. São Paulo: Saraiva, 2009.
BOWERSOX, D. J.; CLOSS, D. J. Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de
suprimento. São Paulo: Atlas, 2001.
3) Análise de Custos
A pandemia do novo coronavírus traz um contexto diferente para as empresas. Mesmo recorrendo às
entregas, a tendência é que seja mais difícil manter o ritmo de vendas de antes e nesse caso ganha
relevância a atenção que deve ser dada a uma das estratégias mercadológicas mais cruciais: a
precificação.
A adequada determinação dos preços de venda é questão cada vez mais fundamental para sobrevivência
e crescimento das empresas, independente do porte ou da área de atuação. Para Megliorini (2012), o
mark-up consiste em uma margem que geralmente se apresenta na forma de um indicador, que é
incorporado justamente ao custo de produção ou custo variável (dependendo do sistema de custeio),
para determinar ao final o preço do produto ou serviço.
A empresa Queen Orange percebeu a oportunidade de comercializar geleias de laranja e, para isso,
precisa elaborar seu preço de venda corretamente a fim de que este item seja competitivo e traga à
empresa a lucratividade estimada.
Em uma análise os gestores da empresa chegaram aos seguintes dados:
Despesas administrativas: 8%;
Despesas comerciais: 9%;
Comissões: 7%
Tributos (ICMS, PIS, Cofins): 28,2%.
A margem de lucro esperada pela empresa é de 15%.
O custo de produção é de R$ 8,20 por unidade.
Sendo assim, determine o preço de venda unitário da geleia de laranja utilizando o mark-up
multiplicador, considerando que o preço de mercado é R$ 26,00.
Ao final, faça uma análise entre o preço encontrado em relação ao preço de mercado.
Para elaborar o preço de venda, utilize a seguinte fórmula:
Referências Recomendadas:
BORNIA, A. C. Análise gerencial de custos: aplicação em empresas modernas. 3. ed. São Paulo: Atlas,
2019.
PAIM, Wilson Moisés. Análise de custos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional Ltda, 2016.
4) Pesquisa Mercadológica
A Pesquisa Mercadológica é um recurso que a cada dia vem sendo mais utilizado pelos gestores na
elaboração de estratégias que possam contribuir com o desenvolvimento das organizações. Por meio
dela uma empresa pode obter informações relevantes sobre o comportamento dos consumidores
em relação a um determinado produto inovador. A Pesquisa pode auxiliar na identificação do
potencial de aceitação desse produto e a partir daí decidir se investe ou não no seu lançamento no
mercado.
Como a Queen Orange deseja investir no mercado de geleias, vamos buscar identificar mediante
uma pesquisa se esse direcionamento relacionado ao mix de produto seria interessante ou não. Para
isso siga as orientações:
Você deve aplicar um questionário junto a 25 pessoas da sua cidade.
QUESTIONÁRIO – GELEIAS
Idade:______________
1 – Você costuma consumir geleia de frutas?
( ) Sim ( ) Não
2 – Qual sabor de geleia de frutas que mais gosta/gostaria?
_______________________________________________________________________
3 – Você consumiria geleia de diversos sabores tendo como base a laranja?
( ) Sim ( ) Não
4 – Quanto você pagaria (R$) por um pote de 200 ml de geleia de vários sabores tendo como base
a laranja?
R$_______________________
5 – Qual a possibilidade de você consumir geleia de vários sabores tendo como base a laranja no
seu dia a dia?
(Cite uma nota de 1 a 10 sendo (1) – nenhuma possibilidade até (10) – grande possibilidade.)
NOTA: _________ (De 1 a 10)
6 – Qual a plataforma de rede social on-line mais utilizada/acessada por você?
_______________________________________________________________________
7 – Dê alguma sugestão para uma empresa que deseja vender geleias de vários sabores tendo como
base a laranja.
________________________________________________________________________
Após a tabulação dos dados e observação dos resultados comente sobre os seguintes itens:
Qual a importância da realização de uma Pesquisa Mercadológica para uma empresa?
Cite e comente cada uma das etapas de uma PESQUISA MERCADOLÓGICA
Pense e elabore ações/estratégias que poderiam ser realizadas para que a Queen Orange
obtenha sucesso na venda de geleias (utilize como referência os dados coletados na pesquisa
realizada).
Referências Recomendadas:
KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo: Pearson Education do
Brasil, 2012.
LAS CASAS, A. L. Administração de marketing. São Paulo: Atlas, 2011.
5) Planejamento Financeiro e Orçamentário
Com o lançamento das geleias de laranja, o setor financeiro deverá realizar o orçamento de
recebimentos. A Queen Orange tem como política de venda que seus recebimentos sejam realizados
em 3 parcelas, sendo a primeira à vista, no valor de 30% da venda, a segunda no prazo de 20 dias, no
valor de 35% da venda, e a terceira no prazo de 40 dias, no valor de 35% do valor da venda. No
primeiro mês de venda da geleia foi faturado o montante de R$123.500,00, no mês seguinte
R$155.700, no terceiro mês o faturamento foi de R$ 160.000,00, no quarto mês o valor foi de
R$187.400,00. Conforme a apresentação dos dados, considerando o total de recebimentos, quanto
a empresa em questão espera receber?
Portfólio de produtos da Queen Orange.
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