PORTFÓLIO HAPPINESS FOOD
TEMÁTICA- PROJETO HAPPINESS FOOD: FELICIDADE COM UMA PEGADA TROPICAL
TEXTO REFEITO EM 30/10/2019
Curso: Administração
Semestre: 5º/6º
Disciplinas:
Composto Mercadológico;
Pesquisa Mercadológica;
Planejamento e Inteligência de Marketing;
Processo da Criatividade;
Seminário Interdisciplinar VI.
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
Situação-problema:
Projeto Happiness Food: felicidade com uma pegada tropical
Em 2010, Renné, descendente de uma família francesa, pensando na qualidade e variedade dos produtos de origem vegetal originais do Brasil, fundou a empresa Naturalité. A empresa, com menos de dez anos no mercado nacional, já possui um portfólio de produtos no ramo alimentício:
- Linha Bebidas – chás, sucos, polpas, bebidasalcoólicas;
- Linha Doce – gelatos e sobremesas prontas;
- Linha Alimentação – saudável, funcional e innatura.
O foco de seus produtos está nos sabores ricos e saudáveis, entre os mais pedidos estão as frutas: açaí, guaraná, cacau, coco e pitanga.
Renné, preocupado com a lucratividade de sua empresa, que foi afetada diretamente pelas mudanças/crises políticas e econômicas do país, percebendo que seus clientes não consomem constantemente, e sim em períodos sazonais, deseja desenvolver um projeto inovador em busca de novos caminhos: “Happiness Food: felicidade com uma pegada tropical”. A happiness food é uma tendência gastronômica internacional, que objetiva melhorar o ânimo das pessoas por meio de uma alimentação saudável e equilibrada. Afinal, a comida, além de ser prazerosa e saudável, deve oferecer ânimo e felicidade.
Nesse momento, ao conversar com alguns diretores da empresa, Renné teve um insight, há uma abundância de frutas nacionais ainda pouco conhecidas, o que o levou a pensar em sabores e aromas ainda não explorados, principalmente da família das Mirtáceas, como: goiaba, araçá, uvaia, cambuça, guabiroba, grumixama, cambuci, guabijú,além do abacaxi, cupuaçu e jabuticaba. A dúvida de Renné é se ele deve incorporar esses novos sabores e aromas em suas linhas atuais ou se deve criar linhas de produtos alternativos.
Pensando em novos projetos, é comum que as empresas passem por algumas adaptações. Portanto, após uma reunião com o departamento de Marketing, Renné e os diretores deliberaram que a área de marketing da empresa passaria a “operar” em função das necessidades dos clientes, visto que a prioridade é estabelecer relação mais duradoura com os consumidores, além de criar e promover produtos, necessariamente inovadores. Logo, o antigo departamento de Marketing, em virtude das novas mudanças, passou a ser denominado Departamento de Clientes.
(…)
I. Qual seria o significado de “Brainstorming”? E qual sua importância para uma atuação ágil da equipe de marketing da Naturalité?
II. Como funciona o “Brainstorming”? Explique-o no contexto da equipe de marketing ágil para o projeto Happiness Food.
III. Agora, com relação à busca de informações, faça uma pesquisa (utilizando as perguntas a seguir) com pelo menos 10 pessoas (pode ser amigos, parentes, vizinhos, etc.):
PORTFÓLIO HAPPINESS FOOD
VEJA TAMBÉM:
Portfólio Fábrica de Chocolates Wonka
Portfólio Plástico Desafio Ambiental
Avaliações
Não há avaliações ainda.