Portfólio Semana Cultural.
Curso: | Pedagogia | Semestre: 4º / 5º |
Prezado aluno,
Seja bem-vindo a este semestre!
A proposta de Produção Textual Individual (PTI) terá como temática: a elaboração de uma
proposta de Projeto interdisciplinar que viabilize a realização de uma Semana Cultural a ser
vivenciada com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando as possibilidades de
articulação da temática com as diferentes áreas do conhecimento e a utilização de ferramentas
digitais ao longo do processo educacional. Escolhemos essa temática com o intuito que você possa
adquirir novos saberes docentes, para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos
desenvolvidos nas disciplinas deste semestre e, ainda, fomentar práticas pedagógicas.
A Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) apresenta um conjunto de competências e
habilidades que auxiliam na organização curricular e, por conseguinte, nas aprendizagens essenciais
que os alunos devem desenvolver ao longo da educação básica. No ensino fundamental, as
aprendizagens sistematizadas devem se articular com as experiências vivenciadas pelos alunos em
seu contexto domiciliar, haja vista que o desenvolvimento de habilidades cognitivas e
socioemocionais podem contribuir para o pleno desenvolvimento do aluno. O planejamento do
professor deve contribuir com a formação de um sujeito criativo, proativo, que saiba partilhar,
respeitar a convivência no contexto da diversidade e desenvolver autonomia para resolver problemas
de modo responsável e produtivo. Seguindo essa perspectiva, ao longo da educação básica, cabe ao
professor instigar o aluno a questionar, analisar, interpretar, conceituar, trabalhar em equipe, enfim ampliar a visão de mundo enquanto estabelece relações com seu meio. (BRASIL. Base Nacional Comum
Curricular. Brasília: MEC. Versão entregue ao CNE em 3 de abril de 2018. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 jan. 2021).
Segundo a BNCC (2018) a Arte contribui com a interação crítica dos alunos frente à
complexidade do mundo, favorece o respeito às diferenças e o diálogo intercultural, articula saberes
referentes a produtos e fenômenos artísticos e envolve as práticas de criar, ler, produzir, construir,
exteriorizar e refletir sobre formas artísticas. O componente curricular Arte está centrado nas
seguintes linguagens: Artes Visuais, Música, Dança e Teatro.
Considerando a relevância das práticas culturais desenvolvidas no ambiente escolar e a
necessidade de criar estratégias de ensino para oportunizar a aprendizagem significativa dos alunos,
torna-se necessário refletir sobre a importância da interdisciplinaridade nos processos de ensino.
A partir do que foi exposto, prossiga para a leitura e interpretação da Situação Geradora de
Aprendizagem.
SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
Gabriela é pedagoga e atua como professora nos anos iniciais do ensino fundamental em uma
escola que no ano letivo de 2020 e parte de 2021 deu continuidade aos processos de ensino e
aprendizagem por meio do ensino remoto. Os alunos e os professores retornaram ao ensino
presencial há dois meses, mas Gabriela percebeu que eles estão um pouco desmotivados e cansados
da rotina escolar. Além disso, a professora também notou que as relações culturais e artísticas estão
sendo pouco exploradas no contexto de ensino e de aprendizagem.
A partir dessas percepções, a professora apresentou à coordenação pedagógica uma proposta
de realizar uma Semana Cultural, com o objetivo de oportunizar aos alunos o contato com diferentes
expressões artísticas, viabilizando uma reflexão cultural, artística e social a partir das apresentações
realizadas, motivando a participação dos alunos nas atividades escolares.
A coordenação pedagógica adorou a ideia, visto que também percebeu a desmotivação dos
alunos e convocou os professores para a construção de um projeto interdisciplinar que viabilize a
realização da Semana Cultural, a qual deve considerar as questões culturais, lúdicas, artísticas e
sociais que perpassam a prática docente nessa etapa da educação.
SITUAÇÃO-PROBLEMA (SP)
Os professores se reuniram para construir o projeto interdisciplinar voltado à realização da
Semana Cultural e algumas dúvidas surgiram: Que tipo de apreciações e experiências artísticas
podem ser vivenciadas com os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental? Como considerar a
interdisciplinaridade no planejamento e execução do projeto?
Seu desafio, agora, é:
Se colocar no lugar dos professores para:
Construir uma proposta de Projeto interdisciplinar que viabilize a realização de uma Semana
Cultural voltada aos anos iniciais do ensino fundamental. Este projeto deve contemplar os
fundamentos abordados nas disciplinas deste semestre, de modo interdisciplinar, considerando os
aspectos culturais e sociais que perpassam a aprendizagem dos alunos e apontando estratégias
pedagógicas que possibilitem apreciações, atividades, diálogos e interações entre os alunos.
ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO
Após análise da situação geradora de aprendizagem e da situação problema, você deverá:
a) Ler os textos disponibilizados em anexo:
Texto 1: O Pedagogo docente e o ensino de Arte na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino
Fundamental.
LIMA, João Francisco Lopes de. O Pedagogo docente e o ensino de Arte na Educação Infantil e nos
anos iniciais do Ensino Fundamental. Educação em Foco, Belo Horizonte, ano 23, n. 41, set./dez.
2020. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4838.
Acesso em: 20 jan. 2020.
Texto 2: Interdisciplinaridade no contexto escolar: relato de uma atividade envolvendo um estudo
sobre diferentes países.
SANTOS, Melina Nymann dos.; ROSA, Cleci Teresinha Werner da; DARROZ, Luiz Marcelo.
Interdisciplinaridade no contexto escolar: relato de uma atividade envolvendo um estudo sobre
diferentes países. Vivências. Vol 15, n. 28: p. 135-144, Mai. 2019. Disponível em:
http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/21. Acesso em: 22 jan. 2021.
b) A produção textual deve ser organizada por meio dos seguintes itens, a serem considerados
pelo acadêmico:
1º) Elaborar a introdução da produção textual. Neste tópico, você deverá fazer, uma apresentação
sobre o que será abordado no trabalho, expor os objetivos e a importância de sua realização. (1
lauda)
2º) Para o desenvolvimento do trabalho, você deve apresentar uma proposta de projeto
interdisciplinar visando a viabilização da Semana Cultural a ser realizada com os alunos dos anos
iniciais do ensino fundamental. Os textos indicados irão subsidiar a elaboração do projeto. Lembrese de oportunizar diálogos entre as disciplinas do semestre na proposição das atividades. Você deve
escolher uma temática e adotar o modelo a seguir: (2 a 4 laudas)
Tema do projeto | Escreva o tema principal a ser abordado no projeto. |
Público-alvo | Turma para qual o projeto se destina |
Justificativa | Refere-se à explicação sobre a importância do trabalho (projeto). |
Objetivo geral | Definição do que se trata a ideia central do trabalho. Deve expressar, de forma clara, qual é a intenção daquele projeto. |
Objetivos específicos | Refere-se ao que se espera com o desenvolvimento do trabalho realizado com os alunos. Se configura como as metas traçadas para o aprendizado, as quais serão atingidas a partir das atividades desenvolvidas em sala. |
Metodologia | São os caminhos percorridos para que os objetivos sejam atingidos. Trata-se de um conjunto de técnicas e métodos que direcionam o modo como os conteúdos serão socializados. Não se esqueçam de descrever as ações que serão realizadas. |
Recursos didáticos | São os materiais e/ou equipamentos que serão utilizados como suporte para a realização das atividades propostas. |
Avaliação | Modo como o professor irá acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos, verificando os avanços e o que ainda necessita de aperfeiçoamento. |
Referências | Material teórico que subsidiou a construção das aulas. |
Vale lembrar que você não irá para o campo, ou seja, para a escola. Trata-se de uma proposta fictícia,
a partir de uma situação apresentada.
3º) Para finalizar, você deverá fazer suas considerações finais, apresentando a conclusão do trabalho,
sintetizando os elementos discutidos no seu texto. Manifeste seu ponto de vista e opiniões sobre o
assunto trabalhado, fundamentados nas referências bibliográficas. Apresente, também, as
contribuições que o trabalho trouxe para o seu aprendizado. (1 lauda)
4º) Anexos e apêndices: Apresentar, caso sejam utilizados, imagens, fotografias ou registros.
5º) Referências: não se esqueça de listar todos os autores e materiais que utilizou para desenvolver
o trabalho.
VEJA TAMBÉM:
Portfólio Gamificação Educação Infantil
Portfólio Sandra enfermeira UTI Neonatal |
Portfólio Pinta preta dos Citros
Portfólio Politraumatismo e a atuação fisioterapêutica 2022.1
Avaliações
Não há avaliações ainda.