Portfólio Semana Cultural

R$ 10,00R$ 30,00

Portfólio Padrão disponível para compra.
Exclusivo/VIP sob encomenda.

Até 12x sem cartão com a Linha de Crédito. Saiba mais
Compre parcelado sem cartão com a Linha de Crédito Mercado Pago
1
Adicione o produto ao carrinho de compras e, na hora de pagar, selecione “Linha de Crédito”.
2
Inicie sessão no Mercado Pago.
3
Escolha o número de parcelas que melhor se adapte a você e pronto!

Crédito sujeito a aprovação.

Dúvidas? Confira nossa página de Ajuda.

Portfólio Semana Cultural.

Curso: Pedagogia Semestre: 4º / 5º

Prezado aluno,
Seja bem-vindo a este semestre!
A proposta de Produção Textual Individual (PTI) terá como temática: a elaboração de uma
proposta de Projeto interdisciplinar que viabilize a realização de uma
Semana Cultural a ser
vivenciada com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental, considerando as possibilidades de
articulação da temática com as diferentes áreas do conhecimento e a utilização de ferramentas
digitais ao longo do processo educacional. Escolhemos essa temática com o intuito que você possa
adquirir novos saberes docentes, para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos
desenvolvidos nas disciplinas deste semestre e, ainda, fomentar práticas pedagógicas.
A Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) apresenta um conjunto de competências e
habilidades que auxiliam na organização curricular e, por conseguinte, nas aprendizagens essenciais
que os alunos devem desenvolver ao longo da educação básica. No ensino fundamental, as
aprendizagens sistematizadas devem se articular com as experiências vivenciadas pelos alunos em
seu contexto domiciliar, haja vista que o desenvolvimento de habilidades cognitivas e
socioemocionais podem contribuir para o pleno desenvolvimento do aluno. O planejamento do
professor deve contribuir com a formação de um sujeito criativo, proativo, que saiba partilhar,
respeitar a convivência no contexto da diversidade e desenvolver autonomia para resolver problemas
de modo responsável e produtivo. Seguindo essa perspectiva, ao longo da educação básica, cabe ao
professor instigar o aluno a questionar, analisar, interpretar, conceituar, trabalhar em equipe, enfim ampliar a visão de mundo enquanto estabelece relações com seu meio. (BRASIL. Base Nacional Comum
Curricular. Brasília: MEC. Versão entregue ao CNE em 3 de abril de 2018. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 jan. 2021).
Segundo a BNCC (2018) a Arte contribui com a interação crítica dos alunos frente à
complexidade do mundo, favorece o respeito às diferenças e o diálogo intercultural, articula saberes
referentes a produtos e fenômenos artísticos e envolve as práticas de criar, ler, produzir, construir,
exteriorizar e refletir sobre formas artísticas. O componente curricular Arte está centrado nas
seguintes linguagens: Artes Visuais, Música, Dança e Teatro.
Considerando a relevância das práticas culturais desenvolvidas no ambiente escolar e a
necessidade de criar estratégias de ensino para oportunizar a aprendizagem significativa dos alunos,
torna-se necessário refletir sobre a importância da interdisciplinaridade nos processos de ensino.
A partir do que foi exposto, prossiga para a leitura e interpretação da Situação Geradora de
Aprendizagem.
 

SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
Gabriela é pedagoga e atua como professora nos anos iniciais do ensino fundamental em uma
escola que no ano letivo de 2020 e parte de 2021 deu continuidade aos processos de ensino e
aprendizagem por meio do ensino remoto. Os alunos e os professores retornaram ao ensino
presencial há dois meses, mas Gabriela percebeu que eles estão um pouco desmotivados e cansados
da rotina escolar. Além disso, a professora também notou que as relações culturais e artísticas estão
sendo pouco exploradas no contexto de ensino e de aprendizagem.

A partir dessas percepções, a professora apresentou à coordenação pedagógica uma proposta
de realizar uma Semana Cultural, com o objetivo de oportunizar aos alunos o contato com diferentes
expressões artísticas, viabilizando uma reflexão cultural, artística e social a partir das apresentações
realizadas, motivando a participação dos alunos nas atividades escolares.
A coordenação pedagógica adorou a ideia, visto que também percebeu a desmotivação dos
alunos e convocou os professores para a construção de um projeto interdisciplinar que viabilize a
realização da Semana Cultural, a qual deve considerar as questões culturais, lúdicas, artísticas e
sociais que perpassam a prática docente nessa etapa da educação.

SITUAÇÃO-PROBLEMA (SP)
Os professores se reuniram para construir o projeto interdisciplinar voltado à realização da
Semana Cultural e algumas dúvidas surgiram: Que tipo de apreciações e experiências artísticas
podem ser vivenciadas com os alunos dos anos iniciais do ensino fundamental? Como considerar a
interdisciplinaridade no planejamento e execução do projeto?
Seu desafio, agora, é:
Se colocar no lugar dos professores para:
Construir uma proposta de Projeto interdisciplinar que viabilize a realização de uma Semana
Cultural voltada aos anos iniciais do ensino fundamental. Este projeto deve contemplar os
fundamentos abordados nas disciplinas deste semestre, de modo interdisciplinar, considerando os
aspectos culturais e sociais que perpassam a aprendizagem dos alunos e apontando estratégias
pedagógicas que possibilitem apreciações, atividades, diálogos e interações entre os alunos.

ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO
Após análise da situação geradora de aprendizagem e da situação problema, você deverá:
a) Ler os textos disponibilizados em anexo:
Texto 1: O Pedagogo docente e o ensino de Arte na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino
Fundamental.
LIMA, João Francisco Lopes de. O Pedagogo docente e o ensino de Arte na Educação Infantil e nos
anos iniciais do Ensino Fundamental.
Educação em Foco, Belo Horizonte, ano 23, n. 41, set./dez.
2020. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/4838.
Acesso em: 20 jan. 2020.
Texto 2: Interdisciplinaridade no contexto escolar: relato de uma atividade envolvendo um estudo
sobre diferentes países.
SANTOS, Melina Nymann dos.; ROSA, Cleci Teresinha Werner da; DARROZ, Luiz Marcelo.
Interdisciplinaridade no contexto escolar: relato de uma atividade envolvendo um estudo sobre
diferentes países.
Vivências. Vol 15, n. 28: p. 135-144, Mai. 2019. Disponível em:
http://revistas.uri.br/index.php/vivencias/article/view/21. Acesso em: 22 jan. 2021.

b) A produção textual deve ser organizada por meio dos seguintes itens, a serem considerados
pelo acadêmico:
1º) Elaborar a
introdução da produção textual. Neste tópico, você deverá fazer, uma apresentação
sobre o que será abordado no trabalho, expor os objetivos e a importância de sua realização. (1
lauda)
2º) Para o
desenvolvimento do trabalho, você deve apresentar uma proposta de projeto
interdisciplinar visando a viabilização da Semana Cultural a ser realizada com os alunos dos anos
iniciais do ensino fundamental. Os textos indicados irão subsidiar a elaboração do projeto. Lembrese de oportunizar diálogos entre as disciplinas do semestre na proposição das atividades. Você deve
escolher uma temática e adotar o modelo a seguir: (2 a 4 laudas)

Tema do projeto Escreva o tema principal a ser abordado no projeto.
Público-alvo Turma para qual o projeto se destina
Justificativa Refere-se à explicação sobre a importância do
trabalho (projeto).
Objetivo geral Definição do que se trata a ideia central do trabalho.
Deve expressar, de forma clara, qual é a intenção
daquele projeto.
Objetivos específicos Refere-se ao que se espera com o desenvolvimento
do trabalho realizado com os alunos. Se configura
como as metas traçadas para o aprendizado, as
quais serão atingidas a partir das atividades
desenvolvidas em sala.
Metodologia São os caminhos percorridos para que os objetivos
sejam atingidos. Trata-se de um conjunto de
técnicas e métodos que direcionam o modo como os
conteúdos serão socializados. Não se esqueçam de
descrever as ações que serão realizadas.
Recursos didáticos São os materiais e/ou equipamentos que serão
utilizados como suporte para a realização das
atividades propostas.
Avaliação Modo como o professor irá acompanhar o processo
de aprendizagem dos alunos, verificando os avanços
e o que ainda necessita de aperfeiçoamento.
Referências Material teórico que subsidiou a construção das
aulas.
Vale lembrar que você não irá para o campo, ou seja, para a escola. Trata-se de uma proposta fictícia,
a partir de uma situação apresentada.

3º) Para finalizar, você deverá fazer suas considerações finais, apresentando a conclusão do trabalho,
sintetizando os elementos discutidos no seu texto. Manifeste seu ponto de vista e opiniões sobre o
assunto trabalhado, fundamentados nas referências bibliográficas. Apresente, também, as
contribuições que o trabalho trouxe para o seu aprendizado. (1 lauda)
4º)
Anexos e apêndices: Apresentar, caso sejam utilizados, imagens, fotografias ou registros.
5º) Referências: não se esqueça de listar todos os autores e materiais que utilizou para desenvolver
o trabalho.


VEJA TAMBÉM:

Portfólio Gamificação Educação Infantil

Portfólio Sandra enfermeira UTI Neonatal

Portfólio Pinta preta dos Citros

Portfólio Politraumatismo e a atuação fisioterapêutica 2022.1

Portfólio A utilização de jogos digitais

Como posso pagar pelos trabalhos acadêmicos?

Os trabalhos acadêmicos podem ser pagos via cartão de crédito, boleto bancário, pix, paypal, picpay ou transferência bancária.

Existe garantia de aprovação nos trabalhos acadêmicos?

Não oferecemos garantia de aprovação, pois isso depende da interpretação (boa ou ruim) do tutor que corrige. Geralmente a nota máxima é alcançada em trabalho padrão (se o comprador modificou direito) e em trabalho exclusivo. De toda forma oferecemos direito à correção gratuita, caso seja necessário (desconfie de quem garante nota máxima).

Como funciona o processo de correção gratuita?

O processo de correção gratuita é realizado mediante a apresentação do print da análise do tutor online+print da pontuação+download do trabalho postado. Basta entrar em contato via whatsapp.

Qual é a diferença entre os trabalhos acadêmicos padrão e exclusivos?

Os trabalhos acadêmicos padrão são pré-prontos, baseados nas instruções fornecidas pelas faculdades, cabendo ao comprador fazer alterações para ficar diferente dos outros e já incluem o suficiente para ser aprovado. Já os trabalhos acadêmicos exclusivos são personalizados e diferentes de todos os outros, sem risco de plágio.

Quanto tempo leva para receber o trabalho após a compra?

O prazo para receber o trabalho após a compra é geralmente imediato, se comprado direto no site, para os trabalhos padrão e 5 à 30 dias para os trabalhos exclusivos, dependendo da data de encomenda.

Posso comprar trabalhos acadêmicos via WhatsApp?

Sim, os trabalhos acadêmicos também podem ser comprados via WhatsApp, basta enviar o comprovante de pagamento e o trabalho será enviado por WhatsApp. Mas tenha em mente que nas semanas finais ao témino do semestre recebemos uma quantidade enorme de mensagens.

Como posso evitar o plágio nos trabalhos acadêmicos?

Para evitar plágio, recomendamos que os trabalhos padrão sejam modificados antes da entrega no máximo possível e que os trabalhos exclusivos sejam personalizados com informações pessoais.

Quais são os formatos disponíveis para os trabalhos acadêmicos?

Os trabalhos acadêmicos estão disponíveis em formato Word e seguem as normas ABNT.

Como posso saber se a minha compra foi concluída com sucesso?

A confirmação de compra será enviada por e-mail. Verifiue o spam. Você tambem pode baixar, após fazer login, no menu Minha Conta, aba Downloads.

Verifique outras dúvidas clicando aqui ou entre em contato via whatsapp.

 

Tipo

Padrão A, Padrão B, Exclusivo, Vip

Avaliações

Não há avaliações ainda.

Seja o primeiro a avaliar “Portfólio Semana Cultural”
Carrinho de compras
Abrir chat
1
Precisa de ajuda?
Interessado no Portfólio Semana Cultural?
Custa apenas R$ 10,00!