Projeto Integrado Multidisciplinar VI – PIM VI.
Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais
UNIP – Universidade Paulista
1. INTRODUÇÃO
Os Projetos Integrados Multidisciplinares – PIM têm como principal característica estrutural
o desenvolvimento do trabalho no formato de um projeto. O propósito é propiciar condições
para que você possa desenvolver praticamente seus conhecimentos teóricos, com base na
integração multidisciplinar e na organização escolhida como foco de estudo, aplicando suas
percepções e conclusões por meio da metodologia científica para a produção acadêmica.
2. OBJETIVOS GERAIS
O Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM faz parte do Programa Pedagógico dos
Cursos Superiores de Tecnologia a distância da UNIP EaD – Universidade Paulista. Os
alunos deverão fazer o levantamento das características e práticas existentes numa
organização. O bom aproveitamento dos conhecimentos acadêmicos adquiridos
permitirá ao futuro profissional destacar-se ao desempenhar suas funções como gestor.
O PIM busca inserir ao aluno no mundo das práticas gerenciais, que são fundamentadas nos
conhecimentos teóricos adquiridos no curso, com a finalidade de complementar o processo de
ensino-aprendizagem.
O papel do gestor tem passado por transformações significativas, especialmente nas
últimas décadas.
Ao profissional moderno cabe atuar como um agente facilitador de estratégias
organizacionais. Os futuros profissionais passarão a ter essa habilidade somente se tiverem pleno conhecimento das reais atribuições de um administrador. Essa bagagem poderá ser
adquirida por meio da visão bem-delineada das estruturas e dos processos organizacionais.
3. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
São objetivos específicos do PIM:
desenvolver um plano de negócios que tenha como propósito preferencial melhorar e/ou
ampliar um negócio já existente;
proporcionar condições para que o aluno desenvolva praticamente os conhecimentos
teóricos adquiridos, colaborando com o processo de ensino-aprendizagem;
propiciar ao aluno uma visão ampla das dificuldades existentes na implantação, execução
e avaliação do plano de negócios.
4. OPERACIONALIZAÇÃO DO TRABALHO
As atividades do PIM são desenvolvidas em empresas reais previamente selecionadas
pelos alunos. Nessas organizações serão realizadas pesquisas de avaliação de itens
específicos apontados em cada disciplina.
É fundamental observar que tal escolha é determinante da qualidade do trabalho a
ser realizado. Uma escolha inadequada poderá terminar em perda de tempo e resultados
negativos para o trabalho em si.
5. A EMPRESA
O aluno e/ou grupo (composto de até seis pessoas), sendo alunos matriculados no mesmo curso,
podendo ser de formatos diferentes (SEI/SEPI), deverá escolher uma empresa real para realização
do trabalho. Deverão ser privilegiadas empresas que estejam “abertas” a atitudes empreendedoras.
Recomenda-se que sejam escolhidas empresas de capital aberto ou que disponibilizem as informações necessárias para o trabalho proposto, não havendo restrição quanto ao ramo
de negócios.
É fundamental observar que tal escolha é determinante da qualidade do trabalho
a ser realizado. Uma escolha inadequada poderá terminar em perda de tempo e resultados
negativos para o trabalho em si. O desenvolvimento do projeto ficará sob a orientação via
fórum, materiais instrucionais e telefone.
6. ESTRUTURA DO PROJETO
O aluno e/ou grupo deverá desenvolver um plano de negocios – descrição detalhada
do planejamento de uma organização, de suas características e da forma como ela deverá
ser operada – para a empresa em estudo, identificando posicionamento, competitividade,
diferencial e apontando oportunidades de ampliação e/ou melhoria. Ainda dentro desse
escopo, o estudante deverá pesquisar e avaliar os impactos da ética e os limites legislativos
da organização e diagnosticar as possibilidades de ganhos, tanto no micro quanto no
macroambiente, observando se os resultados alcançam níveis desejáveis. Poderá, ainda,
contribuir com sugestões que evidenciem resultados mais favoráveis.
A base do PIM é a disciplina Plano de Negócios. O PIM deve apresentar como base
estrutural o desenvolvimento do plano de negócios e ainda deve incluir em seus itens as
demais disciplinas cursadas.
Depois de realizada a pesquisa, o aluno deverá organizar os dados, anotar as informações
relevantes e escrever o projeto com suas palavras. Isso significa que é de fundamental
importância a correta apresentação dos dados, das fontes de pesquisa e dos resultados, de sua
justificativa e da conclusão pertinentes.
O objetivo do Projeto Integrado Multidisciplinar é trazer à tona sua capacidade de
análise de processos e de encontrar soluções para os grandes desafios empresariais.
A metodologia utilizada para escrever o projeto segue certos padrões, o que facilita a leitura
do texto. Observe, mais abaixo, a lista específica para desenvolver o plano de negócios.
Obs.: Não existe uma estrutura rígida para se desenvolver um plano de
negócios. A estrutura deve se adaptar às particularidades do negócio.
Sugerimos seções que devem ser apresentadas com objetividade, sem perder a
essência dos aspectos mais relevantes, e a discussão de suas funções:
1. Capa.
2. Sumário (ou Índice): deve conter o título de cada seção do plano de negócios e a respectiva paginação.
3. Sumário executivo: é a principal seção do plano de negócios. Tem a finalidade de
instigar o leitor a prosseguir na leitura da proposta. É um resumo que deve ser dirigido ao
público-alvo e precisa conter informações concisas e relevantes do plano. Deve ser a última
peça a ser escrita.
4. Descrição da empresa: nessa seção deve se descrever a empresa, seu histórico e
evolução nos
últimos anos. Coloque itens como:
razão social;
impostos;
estrutura organizacional;
estrutura legal;
localização;
parcerias;
certificação;
serviços terceirizados etc.
5. Produtos e serviços: essa seção se destina a descrever o produto ou serviço em
questão, como:
que recursos são necessários para produção;
como são produzidos;
peculiaridades do ciclo de vida;
fatores tecnológicos envolvidos;
nível de satisfação do cliente;
se a empresa produz, se detém marcas ou patentes;
pretensões de futuros investimentos no processo produtivo.
É interessante fazer uma boa análise da carteira de produtos e/ou serviços. Há
ferramentas que contribuem para uma análise mais detalhada, como a análise SWOT
(Strength, Weaknesses, Opportunities and Trends), que verifica as forças e fraquezas
no ambiente interno e as oportunidades e os riscos no ambiente externo da empresa.
Sugere-se também o uso da Matriz BCG, do Boston Consulting Group, que faz a análise
em dois grandes fatores – crescimento de mercado e participação relativa de mercado –,
definindo itens como “estrela” (alta participação e crescimento), “em questionamento” (baixa
participação de mercado com alto crescimento), “vaca leiteira” (com participação alta de
mercado e crescimento razoável) e “abacaxi” (baixo crescimento e participação de mercado).
(…)
7. DISCIPLINAS ABORDADAS NO PIM VI:
São as seguintes:
Plano de Negócios;
Sistemática de Importação e Exportação;
Ética e Legislação: Trabalhista e Empresarial.
(…)
Projeto Integrado Multidisciplinar VI – PIM VI.
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